Nova Friburgo tem batido recordes de temperatura baixas no estado do Rio antes mesmo do inverno, com os termômetros registrando menos de 5 graus nas últimas madrugadas. E para quem gosta de curtir programações tradicionais do friozinho da serra, como degustar vinhos, foundues e massas, em frente à uma lareira, esse é um período propício para visitar a cidade. Ainda mais, quando se tem um feriadão, como este de Corpus Christi, em que muitos podem emendar com o fim de semana. É por isso que o setor hoteleiro está comemorando a taxa de ocupação de 86%, de acordo com Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau. Há a expectativa que esse percentual possa aumentar.
Dados da concessionária Rota 116 também demonstram aumento da procura de turistas por Nova Friburgo: cerca de 160 mil veículos devem cruzar a rodovia RJ-116, principal acesso ao município para quem vem do Rio e Região Metropolitana, neste feriadão. Uma operação especial da concessionária começou nesta quarta-feira, 7, e vai até segunda-feira,12.
Além da programação gastronômica, os dias de sol e céu azul, típicos do outono friburguense, também atraem turistas para programações especiais em meio à natureza. E são muitas alternativas de passeios, como as cachoeiras dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, as visitas às plantações de flores de Vargem Alta, os passeios com visitas à plantações de morango ou ao Museu do Mel e Apiário, da estrada Tere-Fri, caminhadas nos jardins do Nova Friburgo Country Clube e a subida na trilha do Parque Cão Sentado, até chegar ao topo e poder ver o símbolo de Nova Friburgo.
Nesta quinta-feira, 8, o comércio local está autorizado a funcionar facilitando a ida de friburguenses e turistas às compras. Nesta sexta-feira, 9, e no sábado, 10, as lojas vão funcionar até mais tarde, e também poderão abrir no domingo, 11, para a compra de presentes para o Dia dos Namorados, celebrado na próxima segunda-feira, 12.
Tapetes de sal agora são patrimônio cultural
A confecção de tapetes em Nova Friburgo remete à primeira década do século passado. Há registros de que no início da década de 1900 já eram confeccionados os tapetes para a procissão do Santíssimo Sacramento no Colégio Anchieta. Essa tradição se mantém firme e é um dos destaques da solenidade católica, quando se celebra a presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada.
Na última segunda-feira, 5, foi sancionada a lei municipal que institui a Procissão e os Tapetes de Corpus Christi como Patrimônio Cultural Imaterial de Nova Friburgo. O projeto foi de autoria do vereador Professor André, e a assinatura contou com a presença do bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci e do padre Gelcimar Petinati Celeste, no gabinete do prefeito Johnny Maycon.
Todos os tapetes são preparados com sal grosso e depois pintados, em um trabalho que mobiliza os fiéis desde a madrugada até o início da tarde desse dia santo. Neles são adaptados desenhos e mosaicos que remontam a símbolos católicos como a hóstia, o cálice, a cruz e própria imagem do Sagrado Coração de Jesus e dos santos padroeiros das diversas paróquias e capelas de Nova Friburgo. O trabalho artístico é apreciado mesmo por aqueles que não são católicos e chama também para a curiosidade de turistas.
Deixe o seu comentário