Conforme matéria publicada na última edição do A Voz da Serra, a obra de drenagem no Centro, que iniciou na Rua Augusto Cardoso em outubro, deveria ter sido paralisada no sábado, 17, se estendendo até o dia 03 de janeiro, a pedido de entidades do comércio para não atrapalhar a circulação de carros no período de Natal. Mas, de acordo com a empresa Ômega Construtora e Serviços, responsável pela execução das obras no Centro de Nova Friburgo,” o cronograma atrasou em dois dias devido às intempéries climáticas das últimas semanas, sendo necessários os dias 16 e 17 para concluir a pavimentação da Rua Augusto Cardoso.”
Como também choveu no sábado, não foi possível concluir a obra. De acordo com a Secretaria de Estado de Cidades, nesta segunda-feira, 19, a equipe está mobilizada no local, mas a conclusão do serviço depende da estabilidade do tempo. Segundo ainda a pasta, no momento, para a liberação da rua resta o assentamento do paralelepípedo entre os números 21 e 08 da Rua Augusto Cardoso.
O Governo do Estado informou ainda que “o recesso da obra só acontecerá após a liberação da via, com retorno previsto para o dia 04 de janeiro de 2023.
Atraso nas obras
A obra, iniciada em 18 de outubro, com o investimento de R$ 14.318.583,11, deveria terminar em 180 dias. Mas, o prazo de entrega já foi prorrogado para 11 de maio de 2023. A primeira fase da obra de drenagem, na Rua Augusto Cardoso, foi dividida em três etapas. A que se encontra hoje, entre a esquina da Rua Prefeito José Eugênio Müller e Avenida Alberto Braune, de acordo com o cronograma inicial deveria ter terminado, no máximo, no início de novembro.
Em nota, a Secretaria de Cidades informou que “os períodos de chuvas afetam diretamente qualquer tipo de obra de drenagem e pavimentação e interferem no cronograma. Devido a estudos minuciosos realizados na fase inicial desta obra, já que se trata de uma área que sofre com alagamentos em período de chuvas, prevemos a necessidade de uma readequação no cronograma, com prorrogação do prazo de entrega”.
Comércio pede paralisação da obra
Apesar do atraso nos trabalhos, a paralisação, já prevista, vai se estender até 03 de janeiro. A interrupção da obra nesse período atende ao pedido de entidades do comércio para que o fechamento das ruas centrais não prejudique o trânsito no período em que aumenta o movimento de pessoas para as compras de Natal.
A interrupção das intervenções neste período das festas de fim de ano atende a um pedido do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, feito em uma reunião entre diretores da CDL e Sincomércio com representantes da Ômega Construtora, empreiteira responsável pela obra, para discutir o impacto das intervenções no comércio.
Na ocasião, Braulio sugeriu ainda a interrupção do serviço perto de 10 de dezembro, com retorno somente em janeiro, por causa do maior movimento nas lojas e ruas devido ao Natal. Embora admita que esse hiato possa atrasar um pouco a conclusão dos trabalhos, ele disse acreditar que os prejuízos se revelarão menores do que se forem mantidas vias quebradas e interditadas no período das festas de fim de ano, com o trânsito ainda mais congestionado.
Deixe o seu comentário