Ranking das melhores cidades para os idosos: Nova Friburgo na 92ª posição

Melhor nota do município foi no eixo economia, com média 60,5, aparecendo na posição nacional de número 703
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
por Wanderson Nogueira
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Conforme noticiado em primeira mão pela coluna Observatório, do jornalista Wanderson Nogueira, na edição impressa de A VOZ DA SERRA dos últimos dias 2 e 3, devido a população brasileira estar cada vez mais idosa, as políticas públicas para essa faixa etária se tornam cada vez mais importantes, assim como o planejamento a médio e longo prazo. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade criou um índice para avaliar a capacidade dos municípios em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável.

Nova Friburgo precisa melhorar

O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) de 2023 traz dados sobre todos os 5.570 municípios brasileiros. Nova Friburgo aparece apenas na 92ª posição entre as 324 consideradas cidades grandes, categorizadas assim por terem mais de 100 mil habitantes, com média final de 55,1.

Destaque para fatores econômicos

A melhor nota de Nova Friburgo foi no eixo economia, com média 60,5, aparecendo na posição nacional de número 703. Em Saúde, obteve média de 54,6, na posição nacional 1.874. Nos indicadores socioambientais, Nova Friburgo obteve média de 50,2, na modesta posição nacional de 2.416. 

Itaperuna - o melhor do RJ

No recorte do Estado do Rio de Janeiro, considerando apenas os 28 municípios grandes, Nova Friburgo é o 7º. Itaperuna é o melhor município do Estado do Rio, seguido por Maricá, Volta Redonda, Resende e Petrópolis fechando o Top 5 nesta categoria. Antes de Nova Friburgo ainda aparece Macaé na 6ª posição.

Nova Friburgo bem abaixo do 1º

São Caetano do Sul-SP é a melhor do país no índice dentro do recorte que está Nova Friburgo. Para efeito de comparação, a média friburguense foi de 55,1 ante 71,3 de São Caetano do Sul. Vitória-ES, Santos-SP, Florianópolis-SC e Curitiba-PR completam o Top 5 das cidades grandes. 

Cidades médias e pequenas

Entre as cidades brasileiras médias, a 1ª posição ficou com São Lourenço-MG, seguida de Gramado-RS. No Estado do Rio, Armação dos Búzios é a melhor, ocupando a 22ª posição nacional, seguida de Bom Jesus do Itabapoana (44ª). Entre as cidades consideradas pequenas, a melhor do país foi Peritiba-SC, seguida de Rodeio Bonito-RS. No Estado do Rio, a melhor foi Miguel Pereira, na 222ª posição nacional neste recorte. Da Região Serrana, a melhor foi Cantagalo, 3ª no Rio e 392ª do país. Macuco vem em seguida, 4ª no Rio e 393ª no Brasil. Antes das duas aparece Piraí, 2ª no Estado do Rio.   

Metodologia

O índice tem como base números atualizados do INSS, IBGE, ministérios da Saúde e da Fazenda, Tesouro Nacional, entre outros. São 23 variáveis em três eixos: Saúde, Socioambiental e Economia. Divide os municípios em três categorias, a fim de manter certa equidade para a comparação: cidades grandes, médias e pequenas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: