O projeto Riograndina Resiliente foi destaque na categoria Ação Climática, no Desafio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), no evento G20 Social, realizado na semana passada, na capital fluminense. A premiação concedida pelo programa Rio Inclusivo e Sustentável aconteceu durante a abertura da Conexão 2030, iniciativa que integrou a agenda do G20 Social. A conquista foi motivo de celebração para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo (Semmadus).
Com seis categorias, o concurso reconheceu dez iniciativas de municípios e Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, destacando projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Agenda 2030.
O Riograndina Resiliente tem como proposta de desenvolvimento urbano sustentável em “escala de bairro”, com foco nas pessoas e na construção de um plano de ações estruturais e não-estruturais, voltadas à prevenção e preparação comunitária, em localidades suscetíveis à ocorrências de desastres naturais, principalmente, movimentos de terra, como deslizamentos de encostas e inundações.
O projeto inclui ações como a revitalização de espaços públicos, o mapeamento e a classificação de áreas de risco, entre outras iniciativas. Seu principal objetivo é preparar a comunidade e prevenir possíveis desastres naturais, promovendo mais segurança e qualidade de vida.
Deixe o seu comentário