O Outubro Rosa é uma campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em Nova Friburgo, de acordo com a prefeitura, em 2021 (de junho até dezembro), foram realizadas 2.902 mamografias. Neste ano, até o fechamento desta semana, foram realizadas 1.748.
A prevenção e os exames mamográficos representam uma chance de aproximadamente 90% de cura, quando diagnosticada a doença precocemente. Mas, muitas das vezes, os médicos têm que retirar o seio da paciente, ou parte dele, durante o tratamento, um procedimento delicado e desolador para a grande maioria das mulheres.
Como forma de amenizar essa dor, é oferecida gratuitamente, desde 2013, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a reconstrução da mama, quando há condições clínicas para o implante. Cirurgiões plásticos explicam que não ocorre uma reconstrução real, e sim uma imitação.
Arte que ajuda o próximo
Para amenizar as marcas deixadas pela cirurgia, o tatuador Rodrigo Catuaba, de Nova Friburgo, realiza gratuitamente, desde 2013, um trabalho especial de dermopigmentação reconstrutiva do aréolo mamilar e do mamilo, e ainda tatuagens artísticas nas cicatrizes de mulheres que foram submetidas à mastectomia (extração do seio).
Na maioria das vezes a palavra câncer é associada à tristeza e uma longa jornada de tratamentos que envolve quimio e radioterapias. De fato, conforme os relatos, passar pela doença não é fácil, já que, além dos sintomas físicos, a patologia, muitas vezes, causa transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. No entanto, por trás dela há também histórias de coragem, força e solidariedade.
“É muito gratificante ajudar as mulheres através desse dom. É a ‘cereja do bolo’ depois de várias etapas de luta. Ver o sorriso no rosto das mulheres depois do trabalho feito é emocionante. É como se eu me tornasse o ponto final daquela doença”, esclareceu Catuaba.
Além da reprodução gratuita do aréolo e do mamilo, no estúdio de Catuaba as mulheres mastectomizadas podem também cobrir as cicatrizes. Neste caso, o procedimento é feito pelo tatuador Marcos Carpi e pela tatuadora Cláudia Bastos. A cobertura da cicatriz é feita com delicados desenhos, como raminhos de flores, borboletas, entre outros…
Serviço
O projeto funciona o ano inteiro todas as segundas-feiras pela manhã, com dois atendimentos. No mês de outubro, são atendidas de quatro a seis mulheres a cada segunda-feira. As interessadas podem fazer o agendamento através do WhatsApp (22) 99611-1922. É importante ressaltar que para realizar o procedimento é necessário apresentar um atestado médico com autorização. O estúdio fica na Rua Vicente Sobrinho, 189, no bairro Olaria.
Deixe o seu comentário