O artesanato é sempre uma boa opção para presentear. E o melhor, com custo baixo. Uma opção em Nova Friburgo para conferir o trabalho talentoso dos artesãos e adquirir singelas criações em crochê, tricô e pintures em geral é o programa Economia Solidária, que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, 223, ao lado da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30. O objetivo da iniciativa é gerar renda extra para os 26 artesãos cadastrados. De acordo com a coordenadora do Economia Solidária, Rita de Cássia da Conceição, o programa é um grande incentivador do cooperativismo.
“O programa traduz a superação de um modelo de trabalho em valores que priorizam somente o lucro, a acumulação e a competição, por um outro, que é centrado no bem-estar dos trabalhadores, na cooperação, valorização do trabalho, do saber e da criatividade humana. Procuramos levar a prática da cooperação para novas possibilidades de organização das relações de trabalho e desenvolvimento comunitário”, destaca a coordenadora.
Além do artesanato, o projeto abrange também agricultura familiar, coletivos, associações, cooperativas, tudo no viés da autogestão desse autor e protagonista da sua renda, sem patrão. A ideia principal é gerar renda e compartilhar os lucros. A feira é uma importante fonte de renda para as famílias cadastradas e foi criada para destacar a importância do artesanato local. O projeto atrai grande público e contribui para o movimento da economia, reunindo o trabalho de várias artesãs, sendo destaque na região. Os visitantes encontram vários produtos com preços acessíveis. Para se cadastrar e participar do programa “Economia Solidária”, basta ligar para (22) 2533-1245.
Deixe o seu comentário