Nova Friburgo é um celeiro de novos talentos, artistas de rua, atores, músicos e outros segmentos culturais. Este setor, no entanto, não possui assistência adequada no município e para mudar esse quadro, o vereador Wellington Moreira elaborou o projeto de lei “Nosso artista tem valor” em prol da cultura friburguense.
A proposta será votada pela Câmara Municipal na sessão desta terça-feira, 3. O projeto prevê a obrigatoriedade da contratação de artistas locais, residentes há pelo menos dois anos em Nova Friburgo, para atividades culturais públicas e privadas no município. Para os eventos com apoio ou gastos da prefeitura, 20% do valor destinado aos cachês artísticos deverão ser destinados à contratação de artistas locais. Naqueles com iniciativa privada, porém em espaço público, a abertura deverá ser com um artista local.
O projeto estabelece também que os artistas devem ter um cadastro junto a Secretaria Municipal de Cultura e que haverá um rodízio entre artistas da mesma categoria cultural nas apresentações nos eventos. Assim, todos terão a mesma oportunidade, cabendo a fiscalização ao Conselho Municipal de Cultura.
O vereador Wellington Moreira observa que a Lei Orgânica de Nova Friburgo já prevê, em seu artigo 440, que o Poder Executivo estabelecerá e manterá cadastro específico de artistas e agentes culturais com atuação comprovada no município. Além de reforçar em seu parágrafo 2º que tais cadastrados terão garantia para apresentação de exposições, apresentações e espetáculos em equipamentos e demais locais públicos. Esta lei apenas reforça uma tendência mundial de incentivo à arte local e o reconhecimento da qualidade do nosso artista.
É preciso que cada cidadão consuma arte, não somente como entretenimento ou obrigação, mas com a percepção de que ela é parte de uma necessidade de engrandecimento, de vida e de cidadania. “A manifestação artística local emprega muito de nossos cidadãos, também faz parte do nosso cotidiano, expressa nosso sentimento, além de abrigar inúmeros talentos. O artista local precisa ser respeitado e seu trabalho mantido, só assim a sociedade preserva sua alma”, ressaltou Wellington Moreira. Se o projeto for aprovado, será encaminhado ao prefeito Johnny Maycon para sanção transformando-se em lei municipal.
Deixe o seu comentário