Projeto de valorização do artista que vive em Nova Friburgo vai à votação

Proposta prevê que os talentos da terra sejam priorizados em atividades culturais
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
O vereador Wellington Moreira é o autor da proposta (Foto: Divulgação)
O vereador Wellington Moreira é o autor da proposta (Foto: Divulgação)

Nova Friburgo é um celeiro de novos talentos, artistas de rua, atores, músicos e outros segmentos culturais. Este setor, no entanto, não possui assistência adequada no município e para mudar esse quadro, o vereador Wellington Moreira elaborou o projeto de lei “Nosso artista tem valor” em prol da cultura friburguense.

A proposta será votada pela Câmara Municipal na sessão desta terça-feira, 3. O projeto prevê a obrigatoriedade da contratação de artistas locais, residentes há pelo menos dois anos em Nova Friburgo, para atividades culturais públicas e privadas no município. Para os eventos com apoio ou gastos da prefeitura, 20% do valor destinado aos cachês artísticos deverão ser destinados à contratação de artistas locais. Naqueles com iniciativa privada, porém em espaço público, a abertura deverá ser com um artista local.

O projeto estabelece também que os artistas devem ter um cadastro junto a Secretaria Municipal de Cultura e que haverá um rodízio entre artistas da mesma categoria cultural nas apresentações nos eventos. Assim, todos terão a mesma oportunidade, cabendo a fiscalização ao Conselho Municipal de Cultura.

O vereador Wellington Moreira observa que a Lei Orgânica de Nova Friburgo já prevê, em seu artigo 440, que o Poder Executivo estabelecerá e manterá cadastro específico de artistas e agentes culturais com atuação comprovada no município. Além de reforçar em seu parágrafo 2º que tais cadastrados terão garantia para apresentação de exposições, apresentações e espetáculos em equipamentos e demais locais públicos. Esta lei apenas reforça uma tendência mundial de incentivo à arte local e o reconhecimento da qualidade do nosso artista.

É preciso que cada cidadão consuma arte, não somente como entretenimento ou obrigação, mas com a percepção de que ela é parte de uma necessidade de engrandecimento, de vida e de cidadania. “A manifestação artística local emprega muito de nossos cidadãos, também faz parte do nosso cotidiano, expressa nosso sentimento, além de abrigar inúmeros talentos. O artista local precisa ser respeitado e seu trabalho mantido, só assim a sociedade preserva sua alma”, ressaltou Wellington Moreira. Se o projeto for aprovado, será encaminhado ao prefeito Johnny Maycon para sanção transformando-se em lei municipal.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: