Praça Getúlio Vargas: tocos de eucaliptos mortos serão removidos

Após a remoção o solo será preparado para receber novas mudas do eucalipto robusta, obedecendo a escolha feita por Glaziou no projeto original
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo inicia nesta segunda-feira, 27, o serviço de retirada dos 34 tocos de eucaliptos mortos e o aterro do solo na Praça Getúlio Vargas. A ação é um dos compromissos firmados pelo TAC 02/2015, assinado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal para revitalização paisagística da praça, que é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos símbolos postais do município. 

No último dia 10, a empresa Move Terra Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Terraplanagem Ltda., responsável pelo trabalho, fez a apresentação do projeto de execução aos membros do Grupo de Trabalho e de Acompanhamento do TAC, formado por representantes da sociedade civil friburguense.

Durante o encontro, os representantes da empresa detalharam o projeto técnico com as etapas da ação, metodologia, cuidados necessários, equipamentos e equipe. A princípio, as intervenções serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, mas empresa e prefeitura estudam estender aos fins de semana, buscando reduzir impactos no trânsito. Todo o trabalho deve durar aproximadamente quatro semanas, a depender de fatores externos, como condições climáticas, por exemplo.  

As intervenções começarão pelo lado ímpar da Praça Getúlio Vargas, que possui menos tubulações e redes. Para isso, por segurança na movimentação de maquinário, todo o trecho compreendido entre a Rua Dante Laginestra e Rua Ernesto Brasílio será fechado e a Rua Ernesto Brasílio terá mão invertida entre a Rua Prefeito José Eugênio Muller e Praça Getúlio Vargas. O isolamento da área será feito pela Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, com a gerência do trânsito da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e suporte da Secretaria de Serviços Públicos e técnicos da Fundação D. João VI. A etapa seguinte compreenderá o trecho entre as ruas Ernesto Brasílio e Galeano das Neves e o sentido da Rua Ernesto Brasílio será normalizado. O ponto de taxi da praça será recuado.  

Para proteção do mobiliário, alguns itens como bancos, lixeiras e plantas foram retirados e recolocados após o término do serviço. Placas e banners com informações sobre o serviço e sobre a praça serão instalados pela prefeitura visando a transparência e educação patrimonial.  

Após a remoção dos tocos mortos o solo será preparado para receber novas mudas do eucalipto robusta, obedecendo a escolha feita por Glaziou no projeto original. As raízes e tocos removidos serão descartados em um aterro licenciado. A empresa distribuidora de gás canalizado da cidade, Naturgy, disponibilizará uma equipe de emergência para atuar em caso de necessidade, assim como o Corpo de Bombeiros.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: