Na última quinta-feira,7, a Prefeitura de Nova Friburgo, publicou em seu Diário Oficial, na internet, o resultado da licitação para contratação de uma empresa que ficará responsável por realizar os serviços de paisagismo e implantar novas diretrizes paisagísticas na Praça Getúlio Vargas, um dos cartões postais da cidade. Inicialmente o valor da contratação era de R$ 7.577.341,05, mas ficou abaixo da estimativa e a licitação foi concluída em R$ 6.508,936, que será pago com recursos municipais. O procedimento ocorreu no dia 4 de outubro e a empresa vencedora foi a Terraplan Serviços Ltda.
Relembre o caso
No último dia 16 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da prefeitura um aviso de licitação para contratação de uma empresa que será a responsável pela execução das obras de revitalização e serviços de paisagismo na Praça Getúlio Vargas. A licitação foi realizada em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2015, entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério Público Federal visando investimentos no complexo arquitetônico da praça que é uma das mais bonitas e maiores do interior fluminense. A ideia é promover no espaço intervenções que garantam maior beleza, conforto e segurança dos frequentadores, sejam eles friburguenses e turistas.
Além da obra, também é previsto o fornecimento de mão de obra, materiais de consumo, insumos, aquisição do novo mobiliário urbano e equipamentos, além da execução de poda das árvores e demais obras civis no conjunto arquitetônico da praça principal da cidade, que é um patrimônio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 52 anos.
Entre as intervenções previstas estão a substituição do piso de bloquetes de concreto por revestimentos diferenciados e mais resistentes, instalação de piso tátil e rampas de acessibilidade, a delimitação dos canteiros e jardins, além da instalação de 184 bancos e 106 coletores de lixo. O projeto também prevê 56 postes de iluminação no estilo colonial.
Mais obras de revitalização
Considerada o centro geodésico e o coração do Estado do Rio de Janeiro, a Praça Getúlio Vargas também deverá receber manutenção em seus monumentos históricos, no coreto e no chafariz, que será equipado com uma fonte luminosa digital e rodeada de um novo canteiro. A feira de artesanato, que acontece no local há mais de 30 anos, será padronizada com instalações de 80 barracas que estarão em harmonia com o projeto. Além disso, está previsto abrigo para taxistas e para a estátua de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.
O parquinho infantil também será revitalizado recebendo adequação, instalação de novas grades externas, postes de iluminação e nivelamento de terreno para garantir acessibilidade. As etapas de implantação das diretrizes paisagísticas incluem o preparo do terreno para os canteiros, plantio, a irrigação e a manutenção de áreas verdes. Também está prevista a supressão, destoca, poda e transplante de plantas e eucaliptos.
Segundo o projeto, toda a praça deverá receber sistemas de drenagem, irrigação e novas instalações elétricas, incluindo iluminação e câmeras de segurança.
*Reportagem da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário