Planeta Terra em colapso: acontecimentos alarmantes

Em 2019 o planeta atingiu esgotamento de recursos naturais mais cedo em toda a série histórica
sábado, 25 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Planeta Terra em colapso: acontecimentos alarmantes

A pandemia do novo coronavírus estimulou muita gente a pensar. Não só pensar mais no próximo, estar em harmonia com familiares e amigos, mas também em analisar e realmente discutir mais a situação ambiental do mundo.

Apesar da degradação do planeta e da natureza serem assuntos pautados em diversos lugares, as temáticas só viram manchete e alvo de atenção mundial quando alguma tragédia acontece. Sabemos que não deve ser assim, a manutenção de uma atmosfera saudável viabiliza uma vida melhor para todos os seres vivos. 

Muito antes da crise da Covid-19 estourar, o mundo já vinha pedindo socorro em níveis assustadores. Em 2019, o Índice de Recursos Naturais, medido desde 1970, constatou que a partir de julho do ano passado, a humanidade entraria “no vermelho” em relação ao uso de recursos naturais, ou seja, usaria mais do que a Terra conseguiria repor sem prejudicar o meio ambiente.

Em 2019, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018, mais cedo do que em toda a série histórica. Quando falamos de recursos usados para a sobrevivência, falamos de água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos com esgotamento do solo, entre outros pontos. Tudo isso em uma espécie de crédito negativo. 

Todos os anos essa estimativa é feita por órgãos ambientais e projetos focados na conscientização. O Dia da Sobrecarga da Terra, como é chamado esse fenômeno analisado, é o momento em que o déficit ecológico supera a capacidade do planeta de providenciar recursos devido à velocidade de consumo da humanidade, 1969 foi o último ano em que a Terra suportou o tanto que consumia.

De acordo com a especialista em conservação do WWF-Brasil, Renata Camargo, a data cada vez mais antecipada, é reflexo, entre outras coisas, do aumento do consumo e da pegada de carbono. Cada vez mais, num âmbito global, as emissões de combustíveis fósseis estão aumentando e isso causa uma sobrecarga enorme na Terra. A emissão de carbono representa 60% do impacto das ações humanas no planeta e muitos outros fatores estão encurtando o tempo de vida da Terra.

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra