Pedro Sanglard lança livro sobre a imigração alemã em Nova Friburgo

Obra contribui para a história da imigração germânica no Brasil
quinta-feira, 09 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O procurador de Justiça Pedro Elias Erthal Sanglard lança nesta sexta-feira, 10, às 18h, no Grão Raro Café (Rua Monte Líbano, 34) o livro “As Famílias Erthal-Gradwohl e Nova Friburgo”. A obra apresenta pesquisas sobre as pioneiras famílias germânicas Erthal e Gradwohl, bem como sobre a Nova Friburgo, sustentando a tese que dá ao município o título de verdadeira primeira colônia alemã oficial brasileira e também local da primeira igreja luterana da América Latina, fundada por Sauerbronn, o primeiro pastor luterano do Brasil, em 3 de maio de 1824. 

Trata-se também de uma homenagem ao bicentenário da colonização alemã no Brasil, que será comemorado em 2024. A obra contribui para a história da imigração germânica no Brasil, visando às presentes e futuras gerações de descendentes de alemães, e resgata essa verdade histórica de que foi Nova Friburgo e não a cidade de São Leopoldo-RS a primeira colônia alemã do Brasil.

Sobre o autor

Pedro Elias Erthal Sanglard é procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor de Direito Ambiental, fundador da Associação Mathieu Sanglard, conselheiro das Associações João Erthal e Fribourg, em Nova Friburgo, e subprocurador-geral de Justiça Cível e Institucional.

O autor já escreveu outras obras, como “Família Sanglard Suíça-Brasil”; “O Sítio Arqueológico do Porto Estrêla”; “Luiz Carpenter – Notas Biográficas”; “A Atuação do Ministério Público na Proteção do Meio Ambiente”; “Execução Penal – Estudos e Pareceres”; “150 Anos da Primeira Ferrovia do Brasil”; e “Da Constitucionalidade e Legalidade do Processo Administrativo Disciplinar”. (Com informações da Amperj)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: