A Pantone, empresa que desenvolve sistemas codificados de organizações de cores, divulgou essa semana qual a cor do ano de 2023. Viva Magenta (18-1750) foi a escolhida para o próximo ano, representando uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.
Para eleger a cor, a Pantone considerou o ataque de desafios que as pessoas enfrentaram nos últimos anos, como a pandemia da covid-19. Por isso, um “vermelho animado, pulsante de movimento” tornou-se necessário para nós, olhando a natureza como uma das principais inspirações.
“Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone.
“É uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo de que todos precisamos para um futuro mais otimista.”
Considerada uma cor híbrida, o Viva Magenta se estende entre o físico e o virtual, abrindo portas ao projeto “Magentaverso” da Pantone, uma exposição colaborativa multissensorial, em parceria com a Artechouse, que apresenta salas inmersivas inspiradas no Viva Magenta.
Em 2022, a Pantone elegeu o tom de violeta Very Peri como a cor do ano. Já em 2021, o duo de cores Illuminating e Ultimate Gray representou o período de incertezas.
Deixe o seu comentário