Tripla jornada de trabalho é uma expressão usada para definir a sobrecarga de tarefas diárias que a maioria das mulheres enfrenta em sua rotina. Quais são essas três jornadas? Emprego, afazeres domésticos e cuidados com os filhos.
Segundo uma pesquisa do IBGE, as mulheres dedicam o dobro do tempo que os homens às tarefas domésticas e cuidados com a família. Enquanto elas dedicam mais de 21 horas semanais a essas funções, os homens gastam apenas 11 horas. Além disso, apenas 50% dos homens participam dos cuidados com os próprios filhos.
Para mulheres de baixa renda, a realidade é muito pior e inclui grandes distâncias até o trabalho no transporte público, ausência de rede de apoio (avós, tios e outros familiares) e jornadas intermináveis de trabalho doméstico.
Dificilmente uma pessoa pode suportar uma jornada tripla de trabalho sem adoecer física e mentalmente. Por isso destacamos as principais consequências dessa rotina para a vida das mulheres. Confira:
Saúde física
A saúde física é uma das primeiras a dar sinais de alerta. Por conta da correria do dia a dia, muitas mulheres se alimentam mal, dormem pouco e não têm tempo para atividades físicas ou sequer para consultas médicas. Como consequência, elas acabam tendo doenças como deficiências nutricionais, gastrite, enxaqueca, problemas renais, dores musculares, entre outros problemas de saúde.
Saúde mental
Essa é de longe, a mais afetada pela tripla jornada feminina. Por causa da rotina estressante, as mulheres são as principais vítimas de transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão, síndrome de burnout, bipolaridade e transtornos alimentares.
Saúde financeira
Mulheres nessa situação têm menos tempo para cuidar das finanças pessoais e deixam suas metas financeiras de lado em nome de necessidades da família e, mesmo trabalhando mais, quase sempre ganham menos do que os homens em posições semelhantes. Além disso, quase não sobra tempo para as mulheres se dedicarem ao desenvolvimento profissional e alcançarem novos patamares em suas carreiras.
É possível conciliar a dupla ou tripla jornada?
É possível aliviar a carga diária e recuperar um tempo para você. Mas, avalie se certas dicas se aplicam ou não à sua realidade. Portanto, analise cada uma com muito critério:
Limites — A primeira dica é mudar a mentalidade de “mulher imbatível” ou “super-heroína” que resolve tudo. As mulheres são conduzidas a acreditar que precisam ser profissionais, mães e esposas exemplares e ainda cuidarem de si mesmas. Mas a realidade é que você não precisa e não deve fazer tudo sozinha. Então, estabeleça limites em suas tarefas diárias.
Tarefas — As tarefas domésticas e o cuidado com os filhos devem ser compartilhados igualmente entre os pais. Cabe às mulheres estabelecerem essa divisão de tarefas dentro de casa para nenhum dos dois ficar sobrecarregado.
Apoio — Ter uma rede de apoio significa ter pessoas próximas com quem contar em caso de imprevistos e necessidades. Podem ser vizinhos, parentes, amigos (e até profissionais contratados, dependendo do poder aquisitivo da família) ou qualquer outra pessoa que possa contribuir com seu tempo em um momento de urgência.
Objetivos — Priorize seus objetivos, em especial os profissionais e financeiros. Ao determinar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, você conseguirá manter o foco em seus propósitos e encontrar tempo para se dedicar às suas realizações, seja a compra de um bem, ou a construção de patrimônio para o futuro.
Você — Reserve um tempo para você, diariamente. Esse tempo deve ser cumprido como qualquer outro compromisso, pois é o momento em que você vai se dedicar aos seus objetivos, ao desenvolvimento pessoal e profissional, aos cuidados pessoais, entre outras atividades. Naturalmente, é fundamental contar com a colaboração da família ou sua rede de apoio para que esse período seja respeitado. A tripla jornada é uma realidade entre as mulheres e é importante essa discussão para que pouco a pouco essa carga de responsabilidade esteja em equilíbrio na estrutura familiar. (Fonte: fatouniformes.com.br)
Deixe o seu comentário