Obras de drenagem: intervenção avança e chega à Praça Dermeval

Rua Monte Líbano está interditada, mas serviço será paralisado na sexta-feira para preparação do Carnaval
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Carlos Pereira)
(Foto: Carlos Pereira)

Em vez de pedreiros e engenheiros, passistas e mestres-salas, portas-bandeiras e integrantes das baterias. Em vez de escavadeiras, carros alegóricos, trios elétricos, palcos e muitos shows. As obras de drenagem para substituição de galerias de captação das águas das chuvas no Centro prosseguem até a próxima sexta-feira, 10, e depois serão interrompidas para que as vias sejam preparadas para receber as atrações do Carnaval 2023.

Nesta segunda-feira, 6, foram iniciadas as intervenções na Praça Dermeval Barbosa Moreira, junto ao relógio digital, em frente à Rua Monte Líbano, que foi interditada ao tráfego de veículos. A opção para os motoristas que vêm da Praça Getúlio Vargas e querem acessar o bairro Braunes é dobrar agora à esquerda na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga São João) e depois, à direita, na Rua Augusto Spinelli, em mão dupla. A Rua Monte Líbano, no entanto, não terá escavações nesta semana, pois será palco de algumas atrações do carnaval. 

Ao retomar as obras de drenagem no próximo dia 23, após a folia, a empresa contratada pelo Governo do Estado iniciará a preparação do canteiro de obras para retomar o serviço, no dia 27, que deverá ser executado na Rua Monte Líbano no trecho até as imediações da Rua Eduardo Salusse. Depois, a obra será executada da Rua Farinha Filho até a confluência com a Avenida Comte Bittencourt.

Obras para acabar com as enchentes

Com o investimento de R$ 14.318.583,11, a drenagem na área central do município é uma demanda antiga dos friburguenses para pôr fim aos alagamentos no Centro toda vez que chove forte. A substituição das galerias começou em 11 de outubro do ano passado, na Rua Augusto Cardoso. A obra neste trecho passou por algumas intercorrências, como vazamentos de gás ao ter o encanamento atingido pelas máquinas, e também as chuvas que caíram sobre a cidade durante praticamente todo o período da obra no local. A primeira paralisação das obras aconteceu em 16 de dezembro do ano passado, para favorecer a circulação de pessoas e veículos no centro comercial da cidade durante as festividades de fim de ano, após um acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A obra foi retomada no dia 9 de janeiro, finalizando o último trecho da Rua Augusto Cardoso e iniciando na Avenida Alberto Braune, entre a Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Rua Augusto Cardoso. O trecho fechado ao trânsito, ainda causa congestionamentos nas vias centrais. Ainda de acordo com o estado, a previsão de término das obras de drenagem é no mês de maio, podendo, eventualmente, sofrer algum impacto por motivos climáticos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: