Nova Friburgo ultrapassa, oficialmente, 200 mil habitantes

IBGE divulga estimativa baseada nos dados do Censo 2022 e coleta de dados segue até janeiro
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 28, uma prévia do resultado do Censo 2022, com a estimativa da população de cada município. E de acordo com o IBGE, Nova Friburgo tem hoje 204.625 moradores, diferente da estimativa de 2021 do órgão, quando se pensava que a cidade tinha 191.664 habitantes.

A prévia mostra também que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. O resultado é baseado nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, quando 83,9% da população já havia sido recenseada. O estado do Rio de Janeiro soma 16.615.526 habitantes.

A divulgação da prévia tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). A coleta de dados do Censo 2022 segue até o final de janeiro de 2023.

Coleta de dados em Nova Friburgo

Até o dia 13 de dezembro, mais de 153 mil pessoas já haviam participado da contagem populacional em Nova Friburgo. E, mais de 69 mil domicílios haviam recebido os recenseadores. A informação foi passada por Vinicios Abreu da Silva, coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município.

Na ocasião, o intuito era a entrega dos dados de Nova Friburgo até o final deste mês. “Estamos dentro do cronograma para finalizar o censo até final dezembro”, afirma o coordenador de área do IBGE Nova Friburgo.  

O Censo 2022 começou em agosto e já teve a previsão de término adiada duas vezes. Isso porque a dificuldade para cumprir a meta é grande para os recenseadores. Muitos não conseguem fechar a área de responsabilidade por diversos motivos: recusa de atendimento e, agora também, a chuva constante. “Quase todos os dias está chovendo, o que complica bastante o deslocamento das equipes”, disse Vinicios, completando que “as recusas de atendimento estão abaixo de 4%.”

Os recenseadores recebem pagamento depois de entregar cada área de sua responsabilidade pesquisada. Como muitos não conseguem êxito, vão desistindo pelas dificuldades encontradas. No início, a equipe contava com 188 recenseadores, mas hoje, estão atuando pouco menos de 60% deles.

Telefone para responder pesquisa

Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu ao Censo 2022 podem responder por telefone. O IBGE disponibilizou um número com ligação gratuita para a captação dos dados. Basta ligar para o 137, que passou a atender a todos os estados do país desde o dia 27. Mas não são todas as cidades que estão participando da coleta de dados pelo 137. Nova Friburgo está fora da lista de cidades, cujos moradores podem participar da pesquisa através desse serviço.

No estado do Rio, as cidades participantes são: Araruama, Areal, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Itaocara, Macuco, Mangaratiba, Miguel Pereira, Porto Real, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Três Rios.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: