Mais um temporal atingiu Nova Friburgo na tarde desta terça-feira, 14, e deixou os friburguenses apreensivos. A forte chuva durou cerca de 40 minutos e foi acompanhada de rajadas de vento muito fortes e granizo.
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 19,88 milímetros em uma hora. Por conta do grande volume de chuva, diversas ruas ficaram alagadas, principalmente no Centro, como o entorno da Praça Getúlio Vargas, ruas Farinha Filho, Augusto Spinelli, Sete de Setembro, entre outras. A água da chuva, no entanto, escoou em aproximadamente 12 minutos após a chuva cessar.
Por segurança, a Praça Getúlio Vargas foi interditada pela Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos, após a queda de uma árvore e vários galhos, próximo à Estação Livre (antiga rodoviária urbana). “No local, a força do vento agiu como uma alavanca e arrancou uma árvore da espécie grevílea pela raiz e derrubou galhos de eucalipto”, diz a nota divulgada pela prefeitura. No início da noite, um carro da Defesa Civil com sistema de som circulou pelas imediações da praça alertando a população para evitar caminhar pelas alamedas da praça devido ao risco de queda de mais galhos de árvore. Na rodoviária urbana houve bastante aglomeração devido ao atraso nos ônibus devido a chuva. Em alguns bairros houve interrupção no fornecimento de energia devido a queda de raios. Na Rua Monte Líbano houve deslizamento de parte de uma encosta.
Até as 19h de terça-feira, a Defesa Civil também registrou estas ocorrências:
-
Buraco na Rua Monte Líbano: agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana fizeram a sinalização no local para orientar e alertar motoristas;
-
Queda de galhos/ árvores nos bairros Lagoinha, Vale dos Pinheiros e Parque São Clemente, neste último, atingindo a rede elétrica. Concessionária de energia foi acionada.
A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, informa que o temporal de terça-feira não deixou desabrigados ou desalojados no município. Desde o início da manhã desta quarta-feira, 15, equipes da Defesa Civil estão realizando novas vistorias nos locais que foram afetados pela chuva de terça-feira, 14.
A Alameda Visconde de Ouro Preto, no bairro Parque São Clemente, continua totalmente interditada para o tráfego de veículos até que seja feita a remoção da árvore que obstrui a via.
Quanto à barreira na Rua Monte Líbano, no Centro, a Defesa Civil solicitou o recuo do ponto de ônibus em cerca de três metros para garantir mais segurança. O palco que está previsto para ser montado na via durante o Carnaval também deverá ficar na altura de onde será instalado o ponto de ônibus. Além disso, o proprietário do terreno afetado também foi notificado para que providencie as intervenções necessárias no sistema de drenagem que se rompeu com as chuvas
A cidade permanece em estágio de alerta com previsão de continuidade da chuva moderada a forte nas próximas horas. Grau de severidade meteorológica "Muito Alta", segundo o Cemaden.
Equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão, com apoio do Corpo de Bombeiros, Energisa e outros órgãos para atuar nas ocorrências. Em caso de emergência, acione o telefone 199. O Whatsapp da Defesa Civil é (22) 2522-8182.
Deixe o seu comentário