A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou, nesta semana, em primeira discussão, o projeto de lei,de autoria do vereador Cláudio Leandro (PL), que propõe a instituição do Dia Municipal da Prática Esportiva Eletrônica. Se a proposta for aprovada em segunda votação e sancionada pelo prefeito tornando-se lei municipal, a data será anualmente celebrada no dia 23 de março, por meio da realização de um evento comemorativo, com duração de até quatro dias. O objetivo é oferecer uma experiência completa aos participantes, incluindo competições, palestras, workshops, exposições e outras atividades relacionadas ao universo dos jogos digitais.
De acordo com o projeto, a ideia é promover a integração da comunidade gamer friburguense, incentivando a prática saudável do esporte eletrônico e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de talentos no cenário competitivo. O evento artigo poderá reunir diferentes modalidades e atrair tanto os jogadores quanto o público geral. O Poder Executivo deverá regulamentar a lei para a efetivação das ações por parte do município.
O que é o Esporte Eletrônico ou eSports
Não faz muito tempo que se fala de eSports. O número de competidores e o interesse do público têm crescido muito nos últimos anos, mas as disputas de games já existem há bastante tempo. A primeira competição organizada aconteceu em 1972 quando a Universidade de Stanford organizou as Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar, um jogo desenvolvido por um computador PDP-1.
Os eSports são competições de jogos eletrônicos que envolvem equipes ou jogadores individuais que disputam a vitória entre si. Eles se conectam por meio da internet ou de uma lan house (conjunto de computadores em rede). O termo eSports significa esportes eletrônicos, o que é bastante polêmico, pois muita gente não aceita caracterizar um game virtual como esporte.
Como funciona
Como existem diversos tipos de games, há diferentes competições de eSports, cada um com seu regulamento, suas regras e peculiaridades. Tudo isso contribuiu não apenas para a diversão dos praticantes, mas para aquecer o mercado e abrir novas possibilidades de negócios e investimentos. Qualquer pessoa, grupo de pessoas ou organização (associação ou empresa) pode criar uma competição de eSports.
No Brasil, a Confederação Brasileira de eSports (CBeS), um órgão sem fins lucrativos,estabelece critérios para definir o que caracteriza um campeonato semi profissional e um profissional. Para ser considerado semi profissional,a competição deve ter site com todos os dados da organização,os jogos que ela organiza a um canal de transmissão oficial.
Já a competição profissional deve cumprir todos esses requisitos também, com a diferença que deve ter uma empresa aberta, estúdio próprio e espaço para a realização de eventos-próprio ou de algum patrocinador.
*Reportagem da estagiária Lais Lima, sob a supervisão de Henrique Amorim
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