Nova Friburgo, Mata Atlântica e as atrações de uma cidade cercada de belezas naturais

Fauna e flora se encontram e se misturam em distritos e bairros de todo o município
quinta-feira, 06 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O município é contemplado por inúmeras belezas naturais, como a Mata Atlântica, e por tudo que nela vive. Sua rica fauna e flora se misturam e se encontram em distritos, bairros e pequenas localidades por toda a cidade. Permeada de áreas verdes, montanhas, parques, cachoeiras, áreas rurais e paisagens de tirar o fôlego que mais parecem pinturas, nosso “cantão” possui peculiaridades e uma história únicas.

Localizada no coração do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo fica bem no centro do mapa estadual. A estratégica posição geográfica está delimitada no ponto geodésico afixado na tradicional Praça Getúlio Vargas. Após a chegada dos primeiros imigrantes suíços, vindos em sua maioria do Cantão de Fribourg, o município se tornou o berço da colonização alemã, no Brasil, em 3 de março de 1824. Data que representa também um marco para a liberdade religiosa no país: com os alemães veio o pastor Friedrich Oswald Sauerbron, que realizou o primeiro culto luterano em solo nacional.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento do município foi se consolidando graças ao empenho, à visão de futuro e a obstinação dos empreendedores alemães em todos os setores da economia, que resultou diversificada, com destaque para a indústria têxtil, uma das maiores da região. Além disso, a cidade tem um grande potencial turístico, que atrai visitantes de várias partes do país, qualquer que seja a estação.

Um convite ao ecoturismo

As montanhas friburguenses estão entre as mais altas da Serra do Mar. O Pico Maior e o Pico do Caledônia são as mais altas da cadeia do relevo brasileiro que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, com 2.366 metros e 2.257 metros de altitude, respectivamente.

Tanta natureza preservada é um convite irrecusável à exploração e prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, escaladas e ciclismo, entre rios, montanhas e vales. Além de um meio ambiente propício ao ecoturismo, os visitantes são brindados com o charme rústico das pousadas, lojas e restaurantes.

Nesta época do ano, já é possível perceber a natureza se preparando para receber o inverno. A pouca incidência de chuvas, o sobe e desce da temperatura (mais descendo do que subindo), e a névoa que às vezes nos visita nas primeiras horas da manhã, são prenúncios da estação mais fria do ano, embora ainda com gosto de verão em alguns dias. E…em meio ao outono.

Por outro lado, essa diversidade de características evidencia as belezas de pontos turísticos como os jardins do Country Clube, a Praça Getúlio Vargas e algumas localidades mais frias, como Cônego, Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Três Picos. Tudo coroado por uma saborosa e diversificada gastronomia, que atende a todos os gostos.

Enfim, a Mata Atlântica, um abrigo natural de um número incomensurável de nascentes que alimenta rios e riachos — além de picos e trilhas que formam volumosas quedas d´água — são perfeitos para a prática de ecoturismo em grupos de amigos, pais e filhos, famílias inteiras. Uma festa para aqueles que buscam qualidade de vida, lazer, bem estar e uma sensação de aventura bem vivida. 

Para encerrar, vale uma dica cultural: um dos programas imperdíveis em Nova Friburgo, é fazer um passeio pelo Jardim do Nêgo, artista plástico cearense radicado na cidade há mais de 50 anos. No último sábado, 1º, Geraldo Simplício, seu nome de batismo, recebeu homenagem da cidade pelos seus 80 anos de vida. No espaço de quase 30 mil metros, no distrito Campo do Coelho / Estrada Tere-Fri, o artista cria esculturas gigantes cobertas de musgo, nos barrancos e encostas de seu sítio.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: