Nesta terça é dia de Santo Antônio, o casamenteiro

Segundo a tradição, o santo tinha o costume de ajudar noivas a preparar o enxoval de casamento, por isso, a fama de ajudar na conquista da pessoa amada
terça-feira, 13 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A Igreja Católica celebra Santo Antônio, nesta terça-feira, 13, que é considerado o santo casamenteiro e reúne muitos devotos em Nova Friburgo. Segundo a tradição, o santo tinha o costume de ajudar noivas a preparar o enxoval de casamento, por isso, a fama de ajudar na conquista da pessoa amada.  Na capela dedicada a Santo Antônio, na Praça do Suspiro, a programação religiosa contará com missas festivas, hoje, às 8h, 10h, 12h, 15h (esta celebrada pelo bispo diocesano Dom Luiz Ricci), 17h e 19h, presidida pelo padre Antônio Leão Ferreira. Às 20h, está prevista procissão com o andor do santo pelo entorno da praça. 

Após todas as missas haverá distribuição dos pãezinhos bentos que, segundo a fé dos devotos, garantem que os alimentos não faltem em casa quando colocados em vasilhas de alimentos. A festa de Santo Antônio conta também com a venda de salgados, doces e refrigerantes em barraquinhas ao redor da capela durante todo o dia. 

História 

Santo Antônio, cujo nome de batismo é Fernando Antônio de Bulhões - nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Aos 19 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em 13 de junho de 1230, com apenas 36 anos, morreu em Pádua, na Itália, motivo pelo qual passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua. Muitos recorrem à sua intercessão em vista de um matrimônio, mas ele é também o protetor dos pobres e dos enfermos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: