Nesta pandemia, também em Friburgo, casamentos em queda

Cerimônias diminuíram de 5.073 para 4.924 de um ano para o outro. Já divórcios aumentam em todo o país
quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Nesta pandemia, também em Friburgo, casamentos em queda

De acordo com dados do Portal da Transparência de Registro Civil, houve uma ligeira queda no número de casamentos registrados em Nova Friburgo ao longo da pandemia da Covid-19. Em 2019, por exemplo, o número total de registros foi de 5.073 enquanto em 2020 foi de para 4.924.

Segundo pesquisa feita pela plataforma digital Icasei, a pandemia causou queda expressiva no número de casamentos em todo o Brasil. Naturalmente, após a proibição da realização de eventos e celebrações em boa parte do país, a partir de março de 2020, foi registrada uma redução de até 61,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A pesquisa mostrou também que, como reflexo da quarentena, houve uma queda, após 11 de março, de 87,2% no número de confirmação de presença dos convidados às cerimônias. Segundo o levantamento, foi observado ainda uma queda de 97% no acesso dos convidados à lista de presentes virtual dos noivos, o que indicaria que, por conta do isolamento social, os convidados estão deixando de presentear os noivos.

De acordo com a pesquisa, 32% dos casais com casamento marcado para o período de quarentena disseram que não precisaram mudar a data ou que ainda estão aguardando para decidirem o que vão fazer; 61% responderam que adiaram o casamento; e 3%, cancelaram e ainda não têm planos para marcar uma nova data; 4% não informaram.

Divórcios crescem 54%  

Após despencarem nos primeiros três meses de quarentena no Brasil, os divórcios consensuais em cartórios aumentaram 54% entre maio e julho do ano passado. Em números absolutos, o total de separações saltaram de 4.641 para 7.213, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF).

Apenas em junho a alta foi de 12% em relação a 2019. No total, 24 dos 27 estados brasileiros registraram crescimento frente ao mês anterior, com destaque para Amazonas e Piauí, que mais que dobraram seus divórcios. Amapá, Mato Grosso e Rondônia foram os únicos que apresentaram queda. Em julho, houve 9% a mais destes procedimentos comparado a 2019. Com a flexibilização do isolamento social, a quantidade de casais que buscou advogados para tratar da questão subiu.

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: coronavírus