Pequenos e médios negócios de comércio virtual no Estado do Rio de Janeiro movimentaram R$ 189,4 milhões no ano passado, valor 34% superior ao de 2021 (R$ 141 milhões), ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas dos estados de São Paulo (R$ 1,3 bilhão) e Minas Gerais (R$ 289,5 milhões). Os dados são da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o comércio eletrônico e o empreendedorismo brasileiro, realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, divulgada nesta semana pelo Governo do Estado do Rio.
“A pesquisa mostra que esse mercado vem crescendo nos municípios fluminenses, incentivando empreendedores que buscam comercializar seus produtos pela internet. É um setor que tem o potencial de criar novas oportunidades de emprego, aumentar a renda e contribuir para um maior bem-estar social”, observa o governador Cláudio Castro.
De acordo com a pesquisa, os cinco segmentos de e-commerce que tiveram maior faturamento no ano passado, no Estado do Rio de Janeiro, foram o de moda (R$ 65,4 milhões), acessórios (R$ 18,6 milhões), joias (R$ 12,5 milhões), saúde e beleza (R$ 11,8 milhões) e casa e jardim (R$ 6,5 milhões).
“Esta é uma prova da qualidade dos produtos fabricados e do empreendedorismo do estado, e um grande estímulo aos empreendedores e fornecedores instalados no território fluminense”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Segundo a Nuvemshop, já no primeiro trimestre de 2023, o segmento registrou um movimento de cerca de R$ 47 milhões, o que representa um aumento de 21% em comparação ao mesmo período de 2022 (R$ 38,6 milhões). O volume de pedidos online chegou a quase 223 mil no período (aumento de 23%), quando foram vendidos cerca de 720 mil produtos em todo o estado (crescimento de 20%).
“O Rio de Janeiro se destacou no levantamento por apresentar crescimento um pouco acima da média nacional na quantidade de pedidos”, observa Mylena Gama, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
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