A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta semana, que mais de um bilhão de chamadas de telemarketing abusivo foram recebidas pelos brasileiros mensalmente entre junho de 2022 e dezembro de 2024. Isso equivale a uma média de 743 ligações por habitante, segundo o documento “Combate às chamadas inoportunas”, apresentado ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust).
Desde junho de 2022, quando medidas mais rigorosas foram adotadas, cerca de 178,7 bilhões de ligações abusivas foram bloqueadas. A Anatel afirma que 85% das ligações indesejadas são barradas pelas ações, enquanto 15% ainda chegam aos consumidores.
Segundo a Anatel, o telemarketing abusivo ocorre quando uma empresa realiza mais de 100 mil chamadas por dia utilizando robôs. Essas ligações, chamadas de automatizadas, costumam durar cerca de seis segundos. Elas são encerradas automaticamente se não houver resposta imediata, essencial para direcionar o consumidor a um atendente ou a uma mensagem gravada.
Essas práticas abusivas geram um volume massivo de chamadas que incomodam milhões de brasileiros diariamente. Para reduzir esses impactos, medidas como bloqueios e sanções têm sido aplicadas com frequência.
Evitando as ligações
Uma das principais iniciativas para conter as ligações indesejadas é o programa “Não me perturbe”, que permite que os consumidores bloqueiem chamadas de empresas cadastradas. Entre essas empresas estão operadoras de telecomunicações e instituições financeiras. Desde seu lançamento em julho de 2019, a plataforma Não me perturbe tem sido uma ferramenta para consumidores que desejam bloquear chamadas indesejadas de telemarketing.
Ao longo de 2024, foram adicionados 461.973 novos números à base da Não me perturbe, representando um aumento de 4% em relação ao ano anterior. No final do ano passado, o serviço se aproximou da marca de 12,5 milhões de números de telefone cadastrados, consolidando-se como um recurso importante para melhorar a experiência do usuário no setor de telecomunicações. Isso equivale a cerca de 38 mil novos cadastros por mês.
A iniciativa, de acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a ferramenta “é uma iniciativa de autorregulação das operadoras do setor para melhorar a relação com os consumidores e tem dado resultado, com quedas nas reclamações de usuários de telecom”.
Entre janeiro e novembro de 2024, as reclamações de usuários de telecomunicações registradas na Anatel apresentaram uma queda de 5% em comparação ao mesmo período de 2023, representando 53.323 reclamações a menos. O usuário interessado em bloquear ligações inoportunas pode cadastrar seus números de telefone fixo e celular por meio do site oficial do Não me perturbe (www.naomeperturbe.com.br) ou diretamente nos Procons de todo o Brasil. Após o cadastro, o bloqueio é efetivado em um prazo de até 30 dias.
Fonte: O Globo e Fenati
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