Paris, a cidade-luz, é uma das capitais artísticas mais consagradas do mundo, e o Carrousel du Louvre, famoso espaço de arte localizado sob o icônico Museu do Louvre, é palco da mais nova exposição do friburguense Kaio Cabral, “Mundos em Foco”. O título, mais do que um nome, é uma síntese do que este projeto representa: uma viagem visual ao redor do mundo através do olhar de um brasileiro, que, com orgulho, leva as cores e paisagens genuinamente brasileiras para o coração da Europa.
(Foto: Divulgação)
Ex-aluno do Colégio Nossa Senhora das Dores e atualmente cursando Gestão Pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kaio conta que descobriu na fotografia não só uma paixão, mas também uma linguagem universal que transcende barreiras e o permite conectar culturas, sentimentos e experiências.
“Embora meu foco seja a fotografia paisagística, a mostra Mundos em Foco é um projeto que vai além da captura de cenários. É um reflexo das minhas vivências e da minha perspectiva sobre o mundo e a vida. Cada imagem presente na exposição é mais que uma simples fotografia; são fragmentos de uma jornada que revela tanto a grandiosidade da natureza quanto os detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Em cada trabalho, há uma história, uma emoção e um convite para que o espectador mergulhe não só na beleza das paisagens, mas também na sensibilidade e na autenticidade que cada cena carrega”, revela o artista.
Kaio destaca ainda que desde o início da montagem, sentiu que o projeto tinha potencial para inspirar pessoas a enxergarem o mundo de uma forma diferente. A exposição reúne registros de locais que vão das montanhas de Nova Friburgo às paisagens deslumbrantes de outras partes do mundo. Cada imagem traduz um momento efêmero, um instante congelado no tempo que se torna eterno através da lente da câmera do jovem fotógrafo. “Este é o tipo de arte que sempre me motivou: a que conta histórias e toca o coração das pessoas”, completa Kaio.
(Foto: Divulgação)
Representando Nova Friburgo e o Brasil
“Levar um pedaço do Brasil para Paris é uma experiência indescritível. Como alguém que cresceu em Nova Friburgo, tive a chance de me inspirar na beleza natural ao meu redor e nos contrastes culturais que compõem a nossa identidade. A Região Serrana fluminense, rica em paisagens naturais e histórias, está muito presente em meu trabalho. Ser friburguense me ensinou a valorizar o que temos de único e autêntico”, diz o artista.
Não por acaso, parte das fotografias expostas em Mundos em Foco remete à essência da serra e aos detalhes que só quem conhece de perto poderia captar. As paisagens friburguenses e de outras regiões do Rio registradas por Kaio são mais do que cenários. Elas representam as raízes de um artista que leva consigo a cultura, a natureza e o sentimento de pertencimento.
Um olhar brasileiro
O conceito da mostra Mundos em Foco está baseado na ideia de que cada canto do mundo possui uma beleza particular que merece ser descoberta e celebrada. “Nesta mostra em Paris reuni imagens que falam não só das paisagens, mas também das experiências e histórias que vivi. Paris, por si só, é um local que desperta a inspiração de qualquer artista. Expor no Carrousel du Louvre é, sem dúvida, um dos momentos mais significativos da minha carreira. Estar aqui, entre renomados artistas de todo o mundo, é a prova de que a arte é uma linguagem universal e que cada fotografia tem o poder de criar conexões além das palavras”, revela o jovem friburguense grato aos professores que o incentivaram, amigos e familiares que apoiaram seus sonhos, até os anônimos que compartilham sua cultura e história.
“Dedico esta exposição a Nova Friburgo, cidade que moldou não só minha carreira, mas minha visão de mundo. É gratificante ver que o esforço de anos e a paixão pela fotografia culminaram nesta oportunidade de compartilhar um pouco do Brasil e do mundo”, resume o fotógrafo.
Deixe o seu comentário