MP usa IA para agilizar triagem de demandas da Ouvidoria

Novas ferramentas foram implantadas há um mês
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) lançou duas ferramentas de inteligência artificial que prometem transformar o atendimento da Ouvidoria do orgão: o Valida AI e o Sumariza AI. Desenvolvidas pelo Núcleo de Inteligência Artificial (NIA, do MPRJ) e pelo Núcleo de Ciência de Dados (NCD/MPRJ), da Secretaria-Geral de Modernização Tecnológica e Inovação, do MP, as soluções foram criadas a partir de solicitação do ouvidor para implementação de recursos de inteligência artificial no setor. O objetivo é garantir mais agilidade e precisão nas análises das comunicações recebidas.

O Valida AI examina automaticamente a validade de uma manifestação, identificando se há duplicidade ou ausência de informações essenciais. Quando a comunicação é invalidada, a ferramenta explica o motivo de forma transparente. Já o Sumariza AI reduz o tamanho dos textos recebidos, facilitando o trabalho e acelerando a triagem inicial.

Os benefícios são imediatos: menor tempo de resposta, maior assertividade no encaminhamento de demandas, eliminação de comunicações duplicadas e suporte direto com base em critérios institucionais. As ferramentas entraram em operação no dia 14 de julho e, nos primeiros 30 dias, a tecnologia identificou mais de 350 comunicações repetidas, evitando retrabalho.

O projeto utiliza técnicas modernas de IA generativa e RAG (Retrieval-Augmented Generation), com modelo de linguagem (LLM) gratuito, explorando recursos como embeddings semânticos, engenharia de prompt e agentes inteligentes — sem custo direto para o MPRJ. 

As próximas etapas, já em desenvolvimento, ampliarão as funcionalidades, incluindo: identificação de manifestações semelhantes em andamento, sugestão automática de encaminhamento com base no conteúdo, indicação do órgão responsável e estimativa de probabilidade de desfecho a partir de casos já solucionados.

Para o ouvidor, David Faria, “a iniciativa é um marco importante na busca por uma gestão pública transparente. A tecnologia nos permite oferecer respostas mais rápidas e precisas. Estamos comprometidos com a inovação e buscamos soluções que beneficiem a população do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando maior eficiência no serviço público prestado pelo MPRJ”, observou. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: