Mirante Suíço: visitantes deixam montanha de lixo junto a placas que alertam sobre descarte

Um mês após ação ambiental, ponto turístico é flagrado novamente repleto de sujeira
terça-feira, 07 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Há um mês A VOZ DA SERRA noticiou a iniciativa da jornalista friburguense Christiane Mussi - que encabeça o projeto Montanhe-se -, de instalar um totem de conscientização ambiental e empoderamento de informação cultural, na rotatória do Mirante Suíço, ponto turístico localizado no bairro Suíço, bem próximo ao centro de Nova Friburgo. A ação tinha como objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância de se preservar e valorizar as belezas naturais locais, sobretudo no cuidado com o lixo.

Mas tamanho esforço e dedicação parecem ter sido em vão. Exatamente um mês depois da iniciativa, a jornalista nos encaminhou algumas fotos registradas na manhã desta segunda-feira, 6, após mais um fim de semana de intensa visitação ao local. O que se vê é totalmente o oposto do que prega o projeto Montanhe-se e o estilo de vida do montanhismo, totalmente baseado no respeito à natureza e no descarte correto do lixo.

Uma verdadeira montanha de lixo de todos os tipos foi deixada pelos visitantes no local. São sacolas, dezenas de garrafas – inclusive de vidro -, copos descartáveis, embalagens de biscoito, guimbas de cigarro e até um pequeno barril de chopp. Somente no banco de madeira instalado ao lado do totem, cujo objetivo é justamente conscientizar sobre o descarte incorreto do lixo, foram deixadas 12 garrafas - de vidro e de plástico -, uma cena que sugere que as bebidas foram consumidas e suas embalagens abandonadas no mesmo local, um total descaso.

Algumas pessoas até se dão ao trabalho de colocar o lixo que produziram em uma sacola, no entanto, abandonam a mesma no ponto turístico. Um retrato do descaso, da falta de educação e de conscientização ambiental. “É um absurdo essa sujeira toda ficar impune  impune. A placa está lá com o alerta, mas parece um enfeite”, resumiu Christiane Mussi.  

A placa a qual ela se refere é a que foi instalada junto ao totem e ao banco de madeira como forma de conscientização ambiental. Nela estão escritas as mensagens: “O lixo reflete nosso consumo, que reflete no comportamento. Sua atitude agora impacta o amanhã”; “Integre-se. Preserve. Transforme. Somos todos natureza”; e “O que você está fazendo pela nossa cidade? E pelo planeta? Junte-se à luta pela preservação de Nova Friburgo”.

“Queremos chamar a atenção dos setores público e privado, além da sociedade, para que cuidemos para que essas áreas se tornem mais agradáveis e bem cuidadas”, explicou Christiane Mussi, no início de junho, assim que o totem foi instalado, e completou: “A escolha do Mirante Suíço não foi por acaso. Ele é bem representativo porque está localizado no centro da cidade e nos faz perceber que Nova Friburgo está, literalmente, dentro da natureza”, destacou.

Além da instalação do totem, do banco e das mensagens, em junho, o Montanhe-se já havia promovido em setembro de 2019 uma ação de limpeza e conscientização ambiental no mesmo local. Na ocasião, dez sacos grandes de lixo foram recolhidos pelo grupo.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra