Ministério da Saúde alerta para risco de surto de dengue no estado

De acordo com a pasta, as áreas estão sendo monitoradas para uma possibilidade de grande número da doença a partir de março
sábado, 18 de janeiro de 2020
por Lyvia Stael (lyvia@avozdaserra.com.br)
Ministério da Saúde alerta para risco de surto de dengue no estado

O Ministério da Saúde alerta que o Rio de Janeiro é um dos 11 estados do Brasil que podem ter surto de dengue a partir de março. Exceto o Espírito Santo e o Rio, os demais estados ficam no Nordeste. Segundo o coordenador-geral de vigilância em arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, o período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil, marcado por altas temperaturas e chuvas, começou em novembro de 2019 e vai até maio.

“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou o coordenador. Isso aconteceu porque circulou, em todos esses anos, o mesmo sorotipo do vírus da dengue. E quando uma pessoa é infectada pela dengue, ela estará imune a um determinado sorotipo, mas não aos outros sorotipos da doença. Atualmente, há quatro sorotipos e quando ocorre alteração do padrão de circulação, também aumenta o número de transmissões. A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo país de tempos em tempos.

De acordo com Said, a mudança no padrão de circulação que está acontecendo agora no Estado do Rio aponta para um cenário de risco. Ele alertou que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, por esse motivo deve haver integração entre as políticas públicas de governo e a mobilização da população. Ele diz ainda que o controle deve ser feito porque nesta época do ano, o mosquito completa seu ciclo de reprodução em dez dias.

A população deve manter o combate diário aos criadouros do mosquito, é importante estar atento à caixa d’água, se está aberta ou não; à limpeza das calhas; à verificação permanente da presença de água na bandeja do ar-condicionado, na bandeja da geladeira e nos pratinhos de vaso de planta; e acondicionar adequadamente os objetos que costumam ficar nos quintais, como garrafas e latas. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que a Secretaria de Saúde do município realiza programa de controle e prevenção do Aedes aegypti durante todo o ano.

Transmissão

A fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado, com 782 mortes, um aumento de 488% em relação a 2018, um ano considerado atípico pelo Ministério.

Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. "Mas temos a confirmação laboratorial de que o vírus do zika está em circulação por todos os estados, menos no Acre. Por isso, ainda há alerta de infecção para as gestantes", informou Said. 

A zika é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela dengue. Em gestantes, a infecção por zika pode causar microcefalia nos bebês. Em 2016, o Brasil foi apontado como um dos países mais afetados pelo zika. A chikungunya, também é transmitida pela picada do Aedes aegypti, apesar do aumento dos casos em 2019, não há previsão de um novo surto para 2020.

 

LEIA MAIS

Depois de dois anos com queda, número de pessoas com doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti volta a crescer

População deve continuar atenta e redobrar cuidados para eliminar possíveis criadouros de Aedes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Dengue