Lixo acumulado e patrimônio tombado em péssimo estado de conservação

Leitores flagraram entulho no Cônego, e telhado do antigo casarão da LBA, na Rua Augusto Spinelli, em situação deplorável
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Lixo acumulado no Cônego (Fotos: Leitores)
Lixo acumulado no Cônego (Fotos: Leitores)

Leitores entraram em contato com a redação del A VOZ DA SERRA para denunciar a falta de manutenção em alguns espaços da cidade. Uma das denúncias é sobre a grande quantidade de lixo e entulho descartada ao lado do Pavilhão das Artes, no Cônego. “Sou morador do bairro e estou indignado. O entorno do pavilhão virou um lixão. Além do mau cheiro, ratos e outros insetos têm sido atraídos para ali”, relata o morador. 

Em nota, a Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha lamenta que o problema seja recorrente e lembra que descartar lixo ou entulhos em local inadequado é crime passível de multa. Nesse sentido, a pasta pede a colaboração da população para que denuncie esse tipo de prática acionando a fiscalização de Posturas, pelos telefones (22) 2526-9261 ou 2526-9262.

Casarão da LBA: esperança “arrastada”

Em junho passado, conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, surgiu uma esperança para o futuro do histórico casarão da Rua Augusto Spinelli, onde funcionou a antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA). Na época, de acordo com a prefeitura, foi realizada apenas a limpeza do imóvel como parte de uma avaliação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac). A ideia é promover uma restauração completa do imóvel que abrigará futuramente a Secretaria de Cultura.

Na época, ainda segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o projeto estava sendo elaborado, assim como o levantamento dos custos da reforma. Apesar de o imóvel não estar interditado pela Defesa Civil, a falta de conservação é visível. O telhado, inclusive, está escorado em alguns pontos para tentar evitar o desabamento de parte da estrutura.

(Casarão da LBA)

“O casarão tombado pelo patrimônio histórico foi destelhado para obra e está há mais de um mês sem parte do telhado e sem obras no local. Já enviei fotos há mais de um mês para a prefeitura cobrando uma ação. Com as chuvas o prédio vai acabar de vez e se tornar um criadouro do mosquito da dengue ”, relata uma moradora, observando também o péssimo estado de conservação do prédio da Praça Getúlio Vargas, 92, onde funcionou órgãos municipais e carece de obras urgentes. 

(Prédio da Praça Getúlio Vargas)

Nota da prefeitura

“Desde o início do ano, a Secretaria de Cultura tem se empenhado na restauração de equipamentos culturais que estavam em estado precário. No caso do prédio da LBA, destinado a ser a futura sede da Secretaria de Cultura, a aguardada autorização do Inepac (Instituto estadual do Patrimônio Cultural) é crucial para dar início à troca total do telhado e à restauração completa do casarão.

O secretário de cultura, Daniel Figueira, reuniu-se neste mês com o Inepac, buscando viabilizar a autorização para esse imóvel tombado. O órgão comprometeu-se a enviar a Nova Friburgo uma equipe no próximo dia 27 para uma vistoria in loco. Após essa vistoria, a expectativa é de que a autorização para a obra seja concedida.

Uma vez obtida a autorização do Inepac, a Secretaria de Cultura tem a intenção de iniciar as obras imediatamente. Este esforço visa não apenas a preservação do patrimônio histórico, mas também a criação de um espaço cultural significativo. A Secretaria de Cultura permanece comprometida com a restauração desses elementos culturais essenciais para a identidade da cidade.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: