- Fortalecimento do sistema imunológico: “O principal benefício é sua alta quantidade de vitamina C”, reitera Yamaguchi, explicando que essa vitamina desempenha um papel essencial na imunidade pois estimula a produção de glóbulos brancos (linfócitos e fagócitos), fundamentais na defesa contra infecções, protege as células imunológicas contra danos causados por radicais livres, aumentando sua eficiência, e é necessária para a produção de colágeno, essencial para a cicatrização de feridas, além de melhorar a absorção de ferro dos alimentos. “É bom consumir alimentos ricos em vitamina C após as refeições principais”, recomenda.
- Propriedades antioxidantes: “Assim como a maioria das frutas, a lichia contém antioxidantes”, diz a especialista. Um estudo publicado pelo National Health Institute (NIH) revelou que, junto com morangos e uvas, a lichia é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes (mais de 180 mg por 100 gramas). Outro estudo do NIH destacou a presença de polifenóis na lichia, antioxidantes que protegem as células do estresse oxidativo e são usados na medicina tradicional chinesa para fortalecer o fígado e o pâncreas. Além disso, a fruta contém epicatequina e rutina, flavonoides associados à saúde do coração e à prevenção de doenças crônicas como câncer e diabetes.
- Apoio à saúde cardiovascular: A médica também enfatiza que a lichia é pobre em sódio e gorduras, o que, combinado com minerais como o potássio, contribui para a saúde cardiovascular e para a regulação da pressão arterial.
Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Lichia. A fruta tropical que tem mais vitamina C que a laranja, além da acerola
Apoie o jornalismo de qualidade
Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.
Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.
Deixe o seu comentário