Lichia. A fruta tropical que tem mais vitamina C que a laranja, além da acerola

Muito saborosa, a lichia é rica em nutrientes e antioxidantes
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
A árvore da qual provém — Litchi chinensis — é originária do sul da China e tem uma longa história, mencionada na literatura chinesa desde o ano 1059. Com o tempo, seu cultivo se expandiu para áreas vizinhas no sudeste asiático e regiões próximas. Nessas localidades, o consumo da lichia é muito popular. Hoje, sua produção se estende a diversas áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo, incluindo a América Central e algumas zonas da Austrália e Nova Zelândia.

A pequena fruta tem uma casca rugosa e avermelhada que esconde uma polpa branca translúcida, suculenta e muito doce
Com aproximadamente quatro centímetros de diâmetro e uma composição essencialmente aquosa (82%) somada a carboidratos (16,5%), a lichia é rica em vitamina C e antioxidantes; também contém, em menor quantidade, minerais como potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B.

Informações nutricionais

De acordo com o site especializado em saúde Healthline, 100 gramas de lichias – equivalente a cerca de 10 unidades – fornecem 66 calorias, 16,5 gramas de carboidratos, 15,2 gramas de açúcares, 1,3 gramas de fibras, 0,8 gramas de proteínas e 0,4 gramas de gorduras.

“É uma fruta muito rica em vitamina C, mais até do que a laranja: 71,5 mg de vitamina C a cada 100 gramas de lichia, contra 50 mg de vitamina C a cada 100 gramas de laranja”, explica Analía Yamaguchi, médica clínica especializada em nutrição.

O site Medical News Today destaca que 100 gramas de lichia contêm 95% e 79% da quantidade diária de vitamina C recomendada para mulheres e homens adultos, respectivamente. Além disso, aponta que a fruta tem baixos teores de gordura total e sódio, o que, somado à presença de antioxidantes típicos da lichia, faz dela um alimento benéfico para a saúde cardiovascular.

Benefícios

Há muitas alegações sobre os benefícios da lichia para o organismo, especialmente nas regiões onde a fruta é consumida há séculos. Usos tradicionais incluem sua aplicação como remédio natural para reduzir a pressão arterial, diminuir o açúcar no sangue, melhorar a circulação e tratar a asma.

Existem estudos em animais que investigam alguns benefícios específicos. Porém, ainda faltam evidências científicas conclusivas sobre esses efeitos em humanos. Apesar disso, as propriedades dos nutrientes presentes na lichia são bem documentadas. Entre os destaques, estão:
  • Fortalecimento do sistema imunológico: “O principal benefício é sua alta quantidade de vitamina C”, reitera Yamaguchi, explicando que essa vitamina desempenha um papel essencial na imunidade pois estimula a produção de glóbulos brancos (linfócitos e fagócitos), fundamentais na defesa contra infecções, protege as células imunológicas contra danos causados por radicais livres, aumentando sua eficiência, e é necessária para a produção de colágeno, essencial para a cicatrização de feridas, além de melhorar a absorção de ferro dos alimentos. “É bom consumir alimentos ricos em vitamina C após as refeições principais”, recomenda.
  • Propriedades antioxidantes: “Assim como a maioria das frutas, a lichia contém antioxidantes”, diz a especialista. Um estudo publicado pelo National Health Institute (NIH) revelou que, junto com morangos e uvas, a lichia é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes (mais de 180 mg por 100 gramas). Outro estudo do NIH destacou a presença de polifenóis na lichia, antioxidantes que protegem as células do estresse oxidativo e são usados na medicina tradicional chinesa para fortalecer o fígado e o pâncreas. Além disso, a fruta contém epicatequina e rutina, flavonoides associados à saúde do coração e à prevenção de doenças crônicas como câncer e diabetes.
  • Apoio à saúde cardiovascular: A médica também enfatiza que a lichia é pobre em sódio e gorduras, o que, combinado com minerais como o potássio, contribui para a saúde cardiovascular e para a regulação da pressão arterial.

 (Fonte: Por Sol Valls, em La Nacion e Globo)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: