Juvenal Condack e Cacau Rezende participam do 2º encontro da Acianf

Candidatos responderam a perguntas da entidade, de internautas e de A VOZ DA SERRA; neste sexta tem Bravo e Lucidarlen
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
por Guilherme Alt e Fernando Moreira (redacao@avozdaserra.com.br)
A sabatina da Acianf na última quarta (Reprodução da web)
A sabatina da Acianf na última quarta (Reprodução da web)

No segundo dia de sabatinas virtuais com os candidatos a prefeito a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) recebeu nesta quinta-feira, 22, os  candidatos Juvenal Condack (PSD) e Cacau Rezende (PV). Pela manhã, Juvenal apresentou suas principais propostas durante 20 minutos. Num segundo momento, respondeu perguntas elaboradas pela Acianf, pelos participantes que assistiam a transmissão e de A VOZ DA SERRA, único veículo de imprensa que se propôs a participar do encontro.

Nesta sexta, 23, os convidados são Renato Bravo e Lucidarlen Novaes (ver a programação completa abaixo). Para acessar o canal da Acianf no YouTube, clique aqui.

Perguntado sobre propostas para a desburocratização no processo de abertura de empresas e concessão de alvarás e licenças de nova Friburgo, Juvenal disse que pretende informatizar todo o processo. “Demos um avanço muito grande nessa área quando conseguimos trazer para Nova Friburgo uma filial da Junta Comercial do estado do Rio, mais ainda com a abertura do Salão do Empreendedor no antigo salão azul da prefeitura. Conseguimos colocar na Sala do Empreendedor todos os agentes na aprovação das empresas e principalmente dos micro empreendedores individuais. Precisamos avançar na informatização dos serviços da prefeitura. Hoje é um processo manual que obriga o cidadão ir ao local e isso pode ser substituído pelo processo eletrônico. Se concentrarmos a Secretaria de Meio Ambiente para avaliar o que é fundamental para o município e deixar para os engenheiros a responsabilidade pela obra, vamos avançar”, disse.

Em resposta ao questionamento de A VOZ DA SERRA sobre os planos para a mobilidade urbana, Juvenal (foto) disse que pretende contratar uma empresa para elaborar um estudo técnico que permita mapear as necessidades de intervenção onde houver a necessidade. “Tenho dito, em forma de brincadeira, que chega de quebra molas e inverter mão de direção. Friburgo precisa muito mais do que isso. Temos que licitar uma empresa para fazer um amplo estudo de mobilidade no município que deveria contemplar todos os modais (ônibus, caminhões, automóveis, motocicletas, bicicletas e pessoas). Isso tem que ser aplicado no Centro, mas também em Olaria e Conselheiro. Lumiar e São Pedro da Serra viraram um inferno. Temos que olhar do ponto vista científico, usar a Cidade Inteligente, e precisamos ter dados que apontem direções corretas para fazer as mudanças. Eu não vou gastar dinheiro da prefeitura fazendo alterações de trânsito que não sejam baseadas em respostas científicas porque mexe com a qualidade vida, com comércio. É preciso levar a sério o estacionamento rotativo, a carga e descarga. Não podemos fazer mudanças no achômetro”, frisou.

Já à tarde foi a vez do candidato Cacau Rezende (PV) ser sabatinado pela Acianf, Além dos questionamentos sobre os temas pré-estabelecidos: comércio, indústria, agricultura e turismo; Cacau Rezende (foto) também respondeu a uma série de perguntas sobre diversos temas, como saúde, inovação, fortalecimento dos Conselhos Municipais, conservação de ruas e avenidas e sobre a possível padronização de letreiros e fachadas.

“O Centro, especialmente a Avenida Alberto Braune, é um shopping a céu aberto, que nós deixamos de valorizar. Temos que dar um banho de urbanismo no nosso centro para que as pessoas possam caminhar e pedalar pela cidade. Precisamos criar zonas de transições, que são espaços limitantes entre as calçadas e lojas. Deveríamos discutir com o comércio e todos os empreendedores sobre as grandes placas luminosas que não devem ser utilizadas como principal atrativo para os comércios. Na Avenida Alberto Braune ainda tem prédios antigos, que se tiverem um tratamento urbano, com novas cores, fazendo com que essas zonas fiquem convidativas, a própria edificação será o grande atrativo. Temos que recuperar a verdadeira dimensão humana que foi esquecida nos nossos centros urbanos”, afirmou Cacau Rezende.

O candidato do PV também respondeu a uma pergunta enviada por A VOZ DA SERRA, que indagou como Nova Friburgo poderia aproveitar seu imenso potencial natural nos setores turístico e econômico, sem descuidar da preservação. “Isso é possível através do ecoturismo consciente, com o aproveitamento dessa beleza natural que nós temos. Estamos no bioma da mata atlântica. Podemos associar um ganho econômico e sustentável com esse patrimônio natural que nós temos de forma equilibrada. E isso vai trazer um benefício enorme para a cidade. Não tenho a menor dúvida disso. E o caminho é através do ecoturismo sustentável, que é o segmento que mais cresce no mundo. Temos que cuidar seriamente da natureza, como estamos fazendo com Macaé de Cima. Já desqualificamos uma de nossas bacias e, se bobear, daqui a pouco iremos desqualificar as outras duas. Um terço do nosso meio ambiente já foi reduzido. Temos que fazer a gestão da água na nossa cidade. Ela tem que estar com eixo estruturante de desenvolvimento de Nova Friburgo. Isso é preservação da natureza, é cuidar do meio ambiente. E cuidando da cidade, estaremos cuidando do meio ambiente”, respondeu Cacau Rezende. 

 

Programação completa

 

Quarta-feira, 21

9h30 - Jhonny Maycon (Republicanos)

14h30 - Silvia Faltz(PT)

 

Quinta-feira, 22

9h30 - Juvenal Condack (PSD)

14h30 - Cacau Rezende (PV)

 

Sexta-feira, 23

9h30 - Renato Bravo (Progressistas)

14h30 - Lucidarlen Novaes (PMB)

 

Segunda-feira, 26 

9h30 - Wanderson Nogueira (PDT)

14h30 – Mariozam da Rádio (PTC)

 

Terça-feira, 27

9h30 - Hugo Moreno(PSTU)

14h30 – André Montechiari (PRTB)

 

Quarta-feira, 28

9h30 - Sérgio Louback (PSC)

14h30 – Alexandre Cruz (Cidadania)

 

Quinta-feira, 29

9h30 – Cláudio Damião (Psol)

14h30 - Dr. Arthur (Avante)

 

Sexta-feira, 30

9h30 - Dr. Luís Fernando (Pros)

14h30 - Delegada Danielle Bessa (PSL)

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições