Inverno começa nesta quarta e poderá ser um pouco mais quente e seco

Fenômeno El Niño deve causar aumento das temperaturas, principalmente no fim da estação
quarta-feira, 21 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

O inverno tem início, oficialmente, nesta quarta-feira, 21, às 11h58 (horário de Brasília) e termina em 23 de setembro, com o equinócio da primavera. De acordo com o Climatempo, a nova estação, caracterizada por ser a mais fria do ano, desta vez deverá ser um pouco mais quente e com predomínio de tempo seco na maior parte do Sudeste do Brasil, devido ao fenômeno climático El Niño. 

Os efeitos desse possível aquecimento, no entanto, só deverão ser ser percebidos no fim da estação, sobretudo no interior da Região Sudeste, e com o risco mais elevado de temporais entre agosto e setembro no sul do Rio de Janeiro, com volumes de chuva um pouco acima da média, mas com a frequência da chuva aumentando entre agosto e setembro.

 Julho 

O primeiro mês da nova estação promete temperaturas um pouco acima da média em quase todas as áreas, exceto em algumas partes do Rio de Janeiro que, devido à persistência do tempo seco, tendem a ter noites mais frias – dentro do padrão histórico. Há expectativa da passagem de, pelo menos, uma massa de ar frio que provoque queda brusca nas temperaturas no Estado do Rio. No decorrer da estação, a predominância é de temperaturas em elevação média. 

Agosto

Já o oitavo mês do ano tende a ser mais quente, com temperaturas acima da média na maior parte da Região Sudeste do Brasil, embora massas de ar frio podem ser até mais frequentes no com relação a julho. A umidade relativa do ar tende a cair em boa parte do interior e há maior propensão a queimadas.

Setembro

O último mês do inverno deverá ter temperaturas mais altas que os anos anteriores e acima da média, com o calor aumentando ao longo do mês. Há possibilidade de ondas de calor principalmente na segunda quinzena. A probabilidade de chuvas tende a ficar um pouco acima da média no Estado do Rio de Janeiro, mas ela não deverá ser tão frequente, caracterizando-se por pancadas isoladas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: