Instagram, a plataforma digital que mais cresce entre as redes sociais

Aplicativo foi lançado há 10 anos, por dois engenheiros de software, entre eles o paulista Mike Krieger
sábado, 08 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Michel “Mike” Krieger (Reprodução da web)
Michel “Mike” Krieger (Reprodução da web)

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos de seus usuários, que permite aplicar filtros digitais, interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas, e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr. Um usuário também pode seguir outro para acompanhar suas postagens e atividades dentro da rede. 

Esse aplicativo foi lançado em 2010 por dois engenheiros de software, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Michel “Mike” Krieger. No mesmo dia de seu lançamento, a nova plataforma tornou-se a mais baixada na Apple Store. E em dezembro do mesmo ano contabilizou um milhão de usuários. 

Em 2011, a empresa, com apenas seis funcionários, já possuía 10 milhões de usuários. Um ano depois, em 2012, o aplicativo foi lançado para o sistema operacional Android e o Facebook pagou um bilhão de dólares por ele. 

Segundo o Sprout Social 2019, hoje o instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo. Em outubro do ano passado, o ‘Insta’ registrou 72 milhões de usuários no Brasil, segundo a Statista. E, de acordo com a Social Media Trends 2019, numa pesquisa sobre a rede social preferida pelos entrevistados, o Instagram ficou em segundo lugar, com 28,2% de preferência, perdendo apenas para o Facebook, que ficou com 30,1%. 

De acordo com o DataReportal, entre as plataformas mais ativas, de 2018 até janeiro de 2019, o Instagram ficou em quarto lugar, com 71%. Antes dele, estão: Youtube, 95%; Facebook, 90%; e Whatsapp com 89%.

Um estudo produzido pela agência We Are Social realizado durante todo o ano de 2018, constatou que o brasileiro gasta, em média, três horas e 34 minutos por dia com as redes sociais, sendo que a maioria desses usuários tem entre 25 a 34 anos.

O segundo grupo etário em maior quantidade tem de 18 a 24 anos. Na terceira posição está a população de 35 a 44 anos e em último lugar se encontram os idosos a partir de 65 anos. 

De maneira geral, o internauta brasileiro médio é jovem e passa a maior parte do tempo navegando pelas redes sociais.

Sobre Mike Krieger

Michel Krieger nasceu em São Paulo, em 1986. Em 2004, aos 18 anos, mudou-se para Palo Alto (Califórnia) para estudar Ciência da Computação, na Universidade Stanford, onde se graduou, com ênfase em sistemas simbólicos, e fez mestrado. Antes de fundar a Instagram, Mike trabalhou no Meebo como engenheiro de visualização, e em empresas voltadas para internet, até ser convidado pelo amigo e colega Kevin Systrom para fazer parte de um projeto que ele estava desenvolvendo. Era o começo de uma nova rede social, o Insta, assim chamada pelos mais íntimos. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: