INSS anuncia reabertura de agências, mas em Friburgo ainda não

Segurados só serão atendidos se antes tiverem agendado data e horários pelo site da Previdência ou pelo telefone 135
sábado, 12 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Cartaz na porta do INSS de Friburgo (Foto: Thiago Lima)
Cartaz na porta do INSS de Friburgo (Foto: Thiago Lima)

Depois de passar quase seis meses sem realizar atendimentos presenciais, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem retomar o atendimento ao público nesta segunda-feira, 14, segundo informou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. Em um primeiro momento, o atendimento será retomado em 650 das 1,5 mil agências do país. O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h. A agência do INSS, de Nova Friburgo, na esquina da Praça Getúlio Vargas com a Rua Coronel Galeano das Neves, no entanto, não retornará com o atendimento presencial por enquanto. Nesta sexta-feira, 11, um aviso na porta da agência informava a suspensão do atendimento presencial por tempo indeterminado.   

Mesmo com a volta dos atendimentos presenciais não será permitido ir até uma das agências solicitar atendimento diretamente. Será preciso agendamento prévio. Além disso, as agências irão atender com um número de servidores reduzidos. Por esse motivo, os segurados que desejam ser atendidos presencialmente precisam agendar pelo site da Previdência (www.gov.br/meuinss), no aplicativo Meu INSS ou telefone 135.

Dessa maneira o Instituto pretende evitar aglomerações. Com a intenção de não ter lotação nas agências só serão oferecidos alguns serviços: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência Social, cada agência irá analisar o quadro de servidores e contratados, para que aqueles que se enquadram no grupo de risco não voltem ao serviço presencial e continuem trabalhando de forma remota.

O INSS esclarece ainda que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

Prova de vida continua suspensa

Permanece suspensa, pelo menos até o próximo dia 30, a exigência do recadastramento anual de aposentados e pensionistas, a chamada prova de vida, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia. A partir de 1º de outubro, os segurados deverão buscar a agência onde recebem o benefício para atender à exigência.

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: coronavírus