Acelerar medidas de prevenção para mitigar o impacto das chuvas na Região Serrana é uma prioridade para o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Entre elas está a instalação de dois radares meteorológicos que possibilitam mais precisão nos alertas de chuvas.
“A equipe técnica fará vistorias nos próximos dias para identificar o melhor local para a instalação dos equipamentos, um passo importante para a instalação. As ações para mitigar o impacto das chuvas na Região Serrana são prioridades minha e do governador Cláudio Castro”, informou Bernardo, em reunião virtual com as promotoras do MPRJ, na quarta-feira, 13.
A previsão é de que um dos equipamentos seja instalado em Petrópolis, e outro, entre os municípios de Friburgo e Teresópolis, conforme análise técnica.
Na reunião, o secretário Bernardo Rossi, o presidente do Inea, Renato Jordão Bussiere, e a vice-presidente do órgão, Deise Delfino, falaram sobre o andamento das ações para a instalação dos radares e sobre outras medidas que vêm sendo adotadas pela Seas/Inea referentes à prevenção.
“Como medida de curto prazo estamos buscando formalizar convênios com os estados de São Paulo e Minas para ampliarmos a área que temos hoje”, garantiu o secretário Rossi em reunião com as promotoras Vanessa Katz e Zilda Januzzi , titulares da 1ª e 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, respectivamente.
Bernardo anunciou a formalização de um protocolo de intenções referente às ações de prevenção, como a instalação dos dois radares, um em Petrópolis, cidade que ocupa a primeira posição em desastres naturais do Brasil, e outro entre Nova Friburgo e Teresópolis, que deverá monitorar outras cidades da Região Serrana.
“Sabemos da vulnerabilidade da Região Serrana e garanto que daremos toda atenção aos projetos e ações que estão sob a responsabilidade do Inea”, disse o presidente do órgão, Renato Jordão Bussiere.
Deixe o seu comentário