Indústria é o setor que mais gerou empregos no primeiro trimestre

Análise da Firjan revela que março foi o melhor mês na abertura de novos postos de trabalho em diversos setores da economia em Nova Friburgo
terça-feira, 09 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Análise feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que o setor industrial foi o maior gerador de novos empregos nos três primeiros meses do ano em Nova Friburgo. Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram que o município fechou o trimestre com saldo positivo e acumula 145 novos postos de trabalho. Com destaque para os setores da indústria (+179) e serviços (+119). 

Os dados da federação revelam ainda que em 2023, março foi o melhor mês para novas contratações na cidade (+249), mantendo os setores de serviços (+96) e indústria (+93) com maior número de criação de vagas. “Este saldo positivo demonstra que estamos vencendo os desafios e recuperando o fôlego. A Firjan segue trabalhando, levando os nossos pleitos em todas as esferas, para manter os postos de trabalho, melhorar as oportunidades de negócios e qualidade de vida da população”, ressalta Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense. 

Saldo de mais de  33 mil novas vagas

Nos três primeiros meses do ano, foram 33,4 mil novos empregos criados no estado do Rio. Nessa análise, o setor de serviços (+31,2 mil) foi o que mais contratou. A administração pública se destacou como a principal contratante, seguida pelos segmentos de educação, que comumente tem desempenho positivo no início de ano por conta da volta às aulas. O setor industrial (+12,4 mil) aparece em seguida, com a construção civil sendo a principal responsável pelo bom desempenho. 

Os serviços especializados para construção e obras de infraestrutura foram os destaques no segmento. A agropecuária (+121) também registrou saldo positivo, enquanto o comércio (-10.301) acumula saldo negativo em 2023, após o bom desempenho no fim do ano. A Firjan também aponta as dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio no primeiro trimestre de 2023: 

  • Administração pública em geral (+8.436)

  • Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada (+3.225)

  • Atividades de apoio à gestão de Saúde (+3.145)

  • Ensino Fundamental (+2.874)

  • Construção de edifícios (+2.106)

  • Limpeza em prédios e em domicílios (+1.867)

  • Atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente (+1.819)

  • Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.641)

  • Educação Infantil — Pré-Escola (+1.481)

  • Educação Infantil — Creche (+1.395)

Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada aqui.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: