Indústria acumula crescimento, mas juros altos preocupam

Para a Firjan, é preciso uma política fiscal rígida
sexta-feira, 06 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em julho, a produção industrial brasileira retraiu 1,4% em relação ao mês anterior. Contudo, no acumulado de janeiro a julho, o setor registra crescimento de 3,2% na comparação com os sete primeiros meses de 2023. Diante desse cenário, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu um comunicado na última semana ressaltando que, ainda que o comportamento da indústria seja positivo no ano, há preocupação com a possibilidade de aumento da taxa básica de juros ou até mesmo com a manutenção de níveis elevados por um período mais prolongado.

A Firjan reforça que os juros altos dificultam a recuperação de importantes segmentos da indústria nacional, como o de transformação, que registra recuo na produção há dois anos consecutivos. A entidade pontua ainda que a indústria brasileira está 15% abaixo do seu máximo histórico, atingido em 2011.

Nesse contexto, a Firjan destaca a necessidade de uma política fiscal crível, transparente e comprometida com as regras fiscais vigentes para garantir a sustentabilidade da dívida. Esse compromisso abrirá espaço para juros menores, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da indústria, à geração de empregos de qualidade, ao estímulo para investimentos e ao crescimento econômico sustentável.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: