Iluminação pública falta em alguns bairros e sobra em outros

Lâmpadas acesas nos postes durante o dia pesam no bolso dos friburguenses
sexta-feira, 16 de abril de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Quase diariamente A VOZ DA SERRA recebe mensagens de leitores se queixando do serviço de iluminação pública em Nova Friburgo. Um problema crônico, sobretudo nos últimos anos e que incomoda os friburguenses que, além dos inúmeros problemas causados pela falta de iluminação adequada, também temem pela falta de segurança e a oportunidade que a escuridão proporciona a pessoas mal intencionadas cometerem delitos. Em contrapartida, em alguns locais, no Centro, observa-se o contrário: postes com lâmpadas acesas dia e noite.

Há quase um mês nossa equipe tem observado que diversas lâmpadas das avenidas Comte Bittencourt e Alberto Braune e Rua Sete de Setembro, no Centro, e em diversas outras vias dos bairros Vale dos Pinheiros, Cônego, Vila Amélia, permanecem  acesas o tempo todo. 

O fato tem incomodado muitos friburguenses que há meses pleiteiam a regularização do serviço em seus bairros, como a comissão de moradores do Debossan, que em novembro do ano passado, enviou uma carta ao jornal comunicando sua insatisfação com o serviço oferecido no município. A situação continua e foi confirmada por outros moradores da localidade.

Em uma de nossas reportagens, um leitor comentou nas redes sociais que “a situação está uma vergonha”. No distrito de Lumiar, onde mora, há meses que muitas lâmpadas estão queimadas deixando as ruas às escuras. “Agora não se faz nada. Lumiar está com várias lâmpadas queimadas há meses”, queixou-se.

Outro leitor reclamou que desde janeiro de 2020, a rua onde mora e que tem apenas sete postes, está totalmente apagada.  “Mesmo assim, continuam me cobrando a taxa de iluminação todos os meses na conta de luz. Uma vergonha para a prefeitura, independente de governo, por não servir como deveria ser”, mostrou-se indignado.

Sinônimo de desperdício

Na conta de energia elétrica, uma das taxas acrescidas á tarifa de consumo mensal dos imóveis é a Cobrança de Iluminação Pública (CIP). O valor da CIP é calculado de maneira estimada com base no tempo em que a luz fica acesa, o valor de quilowattz e o número de postes na cidade. Alguns desses requisitos são variáveis, como o tempo em que o poste fica aceso, por exemplo. O problema é que quando a lâmpada fica acesa o dia inteiro, gera o desperdício de dinheiro. É o que acontece em Nova Friburgo.

Em janeiro deste ano, o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo elencou como uma das prioridades da pasta a reestruturação do setor de iluminação pública, que considerou precária, à época. Em fevereiro, a prefeitura tentou renovar o contrato com a empresa NW Paluma, responsável pelo aluguel dos veículos que prestam suporte ao serviço de iluminação pública nos postes espalhados pelo município, mas não houve interesse por parte da empresa. O prefeito Johnny Maycon pretende adquirir veículos próprios para a realização do serviço, em substituição aos caminhões alugados. Essa compra, segundo ele, trará economicidade aos cofres públicos.

Com relação às lâmpadas acesas durante o dia, a Secretaria de Serviços Públicos informou que realiza a troca das fotocélulas dos postes que apresentam este tipo de problema e que, no momento, opera o serviço de iluminação pública com limitações devido ao fim do contrato com a empresa que alugava os veículos. “O serviço não foi interrompido, mas sofreu algumas alterações no cronograma para atender demandas que não necessitem dos veículos. O processo de compra de veículos para a iluminação pública já está em andamento e, tão logo os veículos sejam comprados, a manutenção será restabelecida na sua totalidade”, informou em nota.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: