Identificação e carinho são determinantes para a volta de Andreotti

Treinador do Frizão aposta no trabalho e na evolução dos garotos para ter sucesso na Série A2
sexta-feira, 29 de abril de 2022
por Vinicius Gastin
Carinho pelo clube e identificação com a cidade foram determinantes para o retorno de Andreotti
Carinho pelo clube e identificação com a cidade foram determinantes para o retorno de Andreotti

Gerson Andreotti tem números que falam por si só, como jogador e técnico. Inclusive considerando a primeira passagem pelo Friburguense. Mas não é apenas isso que torna o profissional de 68 anos de idade, diferente. O ser humano, carismático e sábio, teve o coração arrebatado por Nova Friburgo. A paixão pela cidade faz o professor se sentir literalmente em casa, e teve peso fundamental para sacramentar o retorno ao clube, mesmo sabendo do tamanho do desafio que terá pela frente durante a Série A2 do Campeonato Carioca.

“Primeiramente, eu adoro Nova Friburgo. Mas há o lado profissional também. O Friburguense e o trabalho desenvolvido pelo Siqueira (gerente de futebol), eu vejo como muito bem estruturado. Por mais que se diga que o futebol seja deficitário, aqui existe uma estrutura de clube com quadro social, estádio, as pessoas, e tudo isso pesa muito. Também teve peso para eu retornar. O ambiente que temos aqui é maravilhoso”, destaca.

O treinador vai somar pouco mais de 20 dias de trabalho até o jogo de estreia na competição contra o Volta Redonda, na próxima quarta-feira, 4, às 15h, no Eduardo Guinle. Andreotti reencontra nomes conhecidos, mas terá à sua disposição um elenco bastante modificado para comandar. Alguns jovens atletas eram observados por ele próprio nas divisões de base há alguns anos, e agora terão a oportunidade de evoluir nas mãos do técnico. Algo que Gerson já fez com outros nomes que, atualmente, consolidaram seus espaços em divisões importantes do futebol nacional.

“Estamos trabalhando com garotos, e eu adoro isso. É preciso ter paciência, mas quando se tem qualidade, como sempre o Friburguense conseguiu reunir e extrair, facilita. Tivemos Lucas, Marcelo, e por aí vai. Agora são outros, e isso faz parte do futebol. Aqueles evoluíram e esses também irão. Basta que a gente tenha calma e as coisas vão acontecer, tenho certeza”, avalia.

Novos capítulos

Gerson chegou ao Friburguense para a sua primeira passagem no ano de 2011, e comandou a equipe na histórica campanha do acesso. Em 2013, depois do Carioca, ele foi "emprestado" ao Macaé para jogar a Série C do Brasileiro, mas retornou com o fim da competição. Foram 159 jogos oficiais até 2016, quando deixou Nova Friburgo, sendo 62 vitórias, 46 empates e 51 derrotas.

O elenco para que Gerson possa escrever novos capítulos desta história terá Jorge Luiz como nome principal, sendo ele o maior investimento do clube para 2022. Além do “maestro”, o japonês Toshyia, o zagueiro Christopher e o meia Rodriguinho são jogadores conhecidos. Dentre as novidades estão o lateral esquerdo Breno, o volante Diogo, que pode atuar como zagueiro, o atacante Renato, o zagueiro Zé Ronaldo e o lateral direito Poletti, além do volante Jean. Do grupo do Sub-20, que vinha treinando desde o final do ano passado, pelo menos 10 atletas serão aproveitados no time principal.

Com o trabalho físico sendo realizado desde antes da confirmação de Andreotti, o treinador acredita nos ajustes feitos durante os treinamentos e nas conversas junto ao grupo, buscando também aprimorar a parte mental do jovem grupo de jogadores.

“Temos um grupo jovem, e Paulinha (Ana Paula Siqueira, preparadora física) me passou que eles estão fisicamente bem. Então, nós intensificamos bastante o trabalho com bola e conversamos muito. Afinal de contas, nós vamos estrear em casa, tem o lado emocional e é preciso passar um equilíbrio bom pra eles. Tudo isso é importante para que a nossa trajetória seja boa. A expectativa é essa.”

Torneio

A Série A2 do Carioca conta com 12 clubes divididos em duas chaves. O Friburguense está no grupo B, ao lado de Gonçalense, Maricá, Sampaio Correa, Artsul e Volta Redonda. Na chave A estão America, Cabofriense, Angra dos Reis, Americano, Macaé e Olaria.

No primeiro turno — Taça Santos Dumont —, as equipes se enfrentam dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada, avançam. O campeão tem vaga nas semifinais do torneio. No segundo turno, a Taça Corcovado, os times enfrentam rivais do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se junta ao vencedor do primeiro e às duas melhores campanhas no geral. Os vencedores destas semifinais fazem a final, e apenas o campeão sobe para a Série A1.

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol