Hospital do câncer deve ficar pronto em junho de 2023

De acordo com o Governo do Estado, o ano encerra com 47% da obra concluída
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Um sonho de mais de 10 anos dos friburguenses. Desde que, em 2012, quando o então governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, assumiu o compromisso de entregar ao município de Nova Friburgo, o Hospital de Oncologia Francisco Faria — onde funcionava o antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), no bairro Ponte da Saudade — moradores de toda a região aguardam pelo equipamento de saúde.

E, depois de seis meses do início das intervenções, que começaram em 14 de junho desse ano, 47% da obra do hospital está concluída. De acordo com o Governo do Estado, já foram feitas demolições necessárias, serviços de alvenaria, telhado com manta impermeabilizante, instalações hidro-sanitárias, instalações elétricas, pavimentação, reforço estrutural, pintura, paredes em drywall, estruturas de concreto, rede de dutos, esquadrias, entre outros.

De acordo com o vereador José Roberto Folly, que liderou o movimento, com milhares de assinaturas, além de viagens ao Rio de Janeiro e manifestações pela retomada das obras do hospital, tudo está sendo feito com material de qualidade. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ele mostra a instalação das paredes em drywall que dividem as áreas internas do prédio. 

“Em toda a instalação há a aplicação de lã de rocha entre as placas, o que mantém a proteção sonora e térmica das paredes”, mostra ele.

No vídeo, também é possível ver as áreas internas tomando forma, como a voltada para o tratamento de quimioterapia já recebendo as paredes. “Já vi as obras sendo iniciadas duas vezes, mas nunca chegou a esse ponto e nunca foi usado material como este. Já apagamos fogo aqui, e corremos atrás de segurança para evitar mais depredação. Hoje, ver o que está sendo feito e da forma como está acontecendo, me emociona”, relata José Roberto.

De acordo com o governo do estado, as obras continuam com construção de estruturas de concreto, instalações elétricas e hidro-sanitárias, reforço estrutural, instalação de drywall e esquadrias nas áreas que ainda faltam. Para, em seguida, começar a instalação dos revestimentos cerâmicos, acabamentos, pintura interna, e, finalmente, instalação de equipamentos. A nota enviada pelo governo estadual informou que a previsão da entrega do Hospital de Oncologia Francisco Faria é junho de 2023.

  Para isso, hoje estão trabalhando no local 145 funcionários, sendo 124 de mãos de obra direta e 21 indiretos. A maioria contratada em Nova Friburgo.

10 anos de espera

Em 2012, o então governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, assumiu o compromisso de entregar ao município de Nova Friburgo, uma unidade oncológica no prédio do antigo Cavs, desapropriado pelo Governo do Estado. A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) começou as obras de adaptação ainda em 2012, mas por pouco tempo. Não foi inaugurado na data prevista, 2014.

Em julho de 2014, o então prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, assinou com o governador Luiz Fernando Pezão e a presidente da República, Dilma Rousseff, o edital de abertura da licitação para uma nova tentativa de fundar no município uma unidade de tratamento oncológico. O investimento foi orçado em mais de R$ 48 milhões, valor então liberado pelo Governo Federal, com inauguração prevista para 2016. Obra iniciada e mais uma vez paralisada.

Ao longo desses dez anos, a degradação do espaço saltava aos olhos e a população assistiu, indignada e revoltada, ao abandono, invasão e até um incêndio. “Tivemos que fazer diversas interferências durante todo esse tempo, para que o dano ao terreno e ao prédio não fosse ainda maior, talvez até inviabilizando a recuperação do local. Tínhamos que tomar conta para o local não ser invadido, para o mato não encobrir o terreno e a construção, e evitar até que o fogo destruísse tudo, quando ocorreu um incêndio. Com a ajuda dos bombeiros impedimos que a estrutura fosse totalmente comprometida”, lembrou José Roberto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: