Esqueletos, abóboras, teias de aranha, asas de morcego, gritos e sustos! Essas palavras lembram alguma temática? Sim, é do Halloween que estamos falando. O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é uma celebração muito típica da cultura norte-americana e ocorre anualmente no dia 31 de outubro. Além dos Estados Unidos, outros países que têm o inglês como língua oficial como o Canadá, Irlanda, Inglaterra e Escócia também comemoram a data de origem pagã. A festa americana não está ligada a nenhuma instituição ou organização, e ocorre de forma bem descentralizada em escolas, clubes, famílias, empresas etc.
Como surgiu
O surgimento do Halloween ocorreu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas. Diretamente, as práticas eram pagãs, mas os cristãos contribuíram para impugná-las em sua tradição popular. Isso possibilitou que a festa, como a conhecemos atualmente, surgisse. Essa fusão, muito provavelmente, ocorreu em algum momento entre os séculos 14 e 18. Seu nome deriva de “All Hallow 's Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é usado como “véspera”. Por exemplo, ‘‘Christmas Eve’’, véspera de natal. Até o século 16, o termo se referia à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, que é celebrado em 1º de novembro.
Desde o seu surgimento, a Igreja Católica incentivou a cristianização da Europa. A estratégia utilizada pela Igreja para facilitar a assimilação do cristianismo em regiões pagãs era a de ressignificar elementos e práticas dessas culturas, transformando-as em cristãs. No caso dos celtas, isso também aconteceu. Originalmente, a Igreja possuía uma festa conhecida como Dia de Todos os Santos, comemorada em maio, tendo sido instituída nessa data por conta de uma festa romana chamada Lemúria, que era realizada para afastar espíritos malignos. No século 8, o papa Gregório III decidiu transferi-la para 1º de novembro, e o papa Gregório IV oficializou essa data para toda a Igreja.
Símbolos
- Bruxas: As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes
(Foto: Freepik)
- Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
(Foto: Freepik)
- Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século 9. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.
- Caldeirão: É dentro dele que as coisas se transformam: o grão torna-se alimento, a raiz vira remédio, o desejo acontece, e o sonho vira realidade. Representa a essência da fertilidade.
(Foto: Freepik)
- Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.
- Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
- Máscaras e fantasias: as máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras. Também em outras culturas pessoas têm usado máscaras para assustar demônios que acreditavam trazer desastres como epidemias, secas, etc.
(Foto: Freepik)
- Fantasmas: um símbolo universal de espíritos e ocultismo. Durante as celebrações são feitos doces em forma de fantasmas que podem ser bonitinho, mas para as inúmeras vítimas da escravidão e opressão demoníaca, o mundo espiritual não é brincadeira.
Cores mais usadas
- Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para sugar suas energias.
- Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
- Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween
O Halloween pelo Mundo
- Brasil - O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas e sua celebração acontece em 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. O Dia das Bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado. Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano à vinda do halloween, assim, o município paulista de São Luiz do Paraitinga decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween.
- Estados Unidos - Desde 1800, quando os imigrantes irlandeses e escoceses levaram suas festividades de Halloween para a América do Norte, a festa tem se desenvolvido consideravelmente. A conexão da festa com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados ficou praticamente deixada de lado, e muitas novas tradições seculares se desenvolveram. Para as crianças, fantasiar-se e sair pelas casas fazendo a brincadeira "travessuras ou gostosuras" ainda é o maior evento. A maioria das famílias nos Estados Unidos e no Canadá participam, mesmo porque não querem correr o risco de pequenos vandalismos. Muitos adultos se fantasiam e participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos. Outras atividades de Halloween ocorrem durante o mês de outubro. Estas tradições preservam o espírito de alegria do Samhain diante dos pensamentos assustadores de morte e do sobrenatural. Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas.
- Espanha - Neste país, a tradição de se comemorar o Halloween ainda é recente, tendo chegado praticamente por volta do ano 2000. O marketing feito sobre a sociedade americana cuidou de universalizar esta festa para proporcionar benefícios econômicos em vários setores, como parques temáticos, livros, cinema e até a gastronomia”. Na Espanha, as escolas enfeitam o pátio com abóboras e as crianças se fantasiam de “muertos vivientes”, que são os mortos-vivos, além de bruxas e fantasmas. Assim como nos Estados Unidos, estando as crianças prontas para a festa, saem às ruas para pedir doces e comidas típicas desta época, porém não são todas as pessoas que gostam. Muitos vizinhos nem sequer abrem as portas, pois se sentem incomodados e acham que tudo não passa de uma grande besteira. A Espanha é um dos países que ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, assim como no Brasil.
- México - No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar
- Irlanda - É considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
- Tailândia - Neste país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens, sendo que a festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.
Curiosidades
1 - As mulheres costumavam brincar para descobrir como seria seu futuro marido - Para muitas mulheres no início do século 20, o Halloween servia também para encontrar o amor de sua vida. Jogos como o Snap Apple eram populares, nos quais os participantes só podiam usar os dentes para morder uma maçã suspensa de um pedaço de pau – e o primeiro a ter sucesso se casava. As mulheres também jogavam cascas de maçã sobre os ombros, esperando que as sobras caíssem no chão na forma das iniciais do futuro marido.
2 - O feriado tornou-se cada vez mais voltado para a juventude, graças ao baby boom dos anos 50 - O boom dos bebês dos anos 50 também tornou o feriado mais voltado para a família, e as festas de Halloween começaram a se mudar para as salas de aula e os lares das crianças. A brincadeira dos doces ou travessuras também foi revivida nessa época e tem sido praticada desde então.
3 - Comemos doces no Halloween por causa de “bolos de alma” – um doce usado para distrair fantasmas na Idade Média - Aproximadamente no ano 1200, em lugares como Grã-Bretanha, Irlanda e Alemanha, os “bolos de alma” aumentaram sua popularidade. Feitos de especiarias caras como açafrão e groselha, esses bolos foram feitos para homenagear e distrair fantasmas em 31 de outubro. Com o passar do tempo, os mendigos andavam de porta em porta pedindo “bolos de alma” aos ricos, oferecendo-se em troca para orar por seus parentes mortos.
4 - Os estadunidenses gastam mais de US $8,8 bilhões no Halloween todos os anos, tornando-se a segunda maior indústria de festas após o Natal - De acordo com a pesquisa anual sobre como as pessoas gastam seu dinheiro do Dia das Bruxas, realizada pela Federação Nacional de Varejo, os estadunidenses gastaram quase US$ 9 bilhões no Halloween, em 2019.
4 - As corujas também são criaturas associadas ao Halloween – e nos tempos medievais, ouvir uma única piada significava que a morte estava próxima - Para os europeus medievais, ver corujas significava que o perigo estava chegando – até mesmo a morte. Como são pássaros ativos à noite, os homens relacionam-nas com atividades ilícitas e frequentemente retratavam-nas com ou como bruxas.
5 - Por que o nome “Halloween”- Durante a Idade Média, na tentativa de mitigar as tradições pagãs, a Igreja Católica instituiu o “Dia de Todos os Santos” em 1º de novembro. Halloween, então, vem de “All Hallows' Evening”, ou seja, “Véspera do Dia de Todos os Santos”. Naquela época, qualquer pessoa que praticasse rituais ligados à natureza era considerada “bruxa” e queimada na fogueira. Foi nesse mesmo período que surgiu a tradição que deu origem à brincadeira de “doces ou travessuras”, quando diversos cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma) em troca de orações para entes falecidos.
Sem sustos!
Confira 15 filmes (que não dão medo) para assistir no Dia das Bruxas
Quer assistir filmes de Halloween, mas não gosta de terror? A VOZ DA SERRA listou 15 sugestões de filmes que prometem fazer toda a família entrar no clima do Dia das Bruxas nesta quinta-feira, 31. Todos os títulos trazem diversão, nostalgia e certo mistério, dando aquele gostinho de magia no ar.
1 -Lisa Frankenstein - Lançado em fevereiro nos cinemas, o longa conta a história de Lisa Swallows, uma garota nada popular do Ensino Médio, que acidentalmente ressuscita um cadáver da era vitoriana. A fim de deixá-lo cada vez mais humano, a garota embarca em uma jornada assassina, em que pouco a pouco reconstrói o morto como o homem dos seus sonhos. Comédia de terror protagonizada pela atriz Kathryn Newton. Lisa Frankenstein faz parte do catálogo do Amazon Prime Video.
2 - Abigail - Ambientado nos dias atuais, o filme acompanha um grupo de sequestradores que raptam uma bailarina de 12 anos, filha de um dos chefões do crime. Enquanto mantém a garota presa em uma mansão isolada, os bandidos começam a desaparecer, logo ficando claro que eles não estão lidando com uma garotinha comum. Comédia de terror inspirada no filme Dracula 's Daughter, título de 1936 sobre a filha do Conde Drácula. Abigail pode ser visto no Amazon Prime Video.
3 - Os Fantasmas se Divertem - Lançado em 1988, está atualmente disponível no catálogo da Max (antiga HBO Max). Com direção do aclamado cineasta Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack), a comédia de terror segue um casal que, depois de morrer, passa a assombrar os novos moradores de sua antiga casa. Estrelam o projeto a dupla Michael Keaton (Spotlight) e Winona Ryder (Stranger Things).Com uma hora e meia de duração.
4 - Viva - A Vida é uma Festa - Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
5 - Abracadabra (1993) - Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século 17, que chegam ao século 20 após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.
6 - Edward Mãos de Tesoura - Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora de cosméticos que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo.
7 - A Noiva-Cadáver - O filme se passa em um vilarejo europeu do século 19, onde vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, acidentalmente, Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
8 - Scooby-Doo (2002) - Após a Mistério S/A - formada por Fred (Freddie Prinze Jr.), Daphne (Sarah Michelle Gellar), Velma (Linda Cardellini), Salsicha (Matthew Lillard) e Scooby-Doo - resolver um caso em uma fábrica de brinquedos o grupo se desfaz, pois alguns dos membros não suportavam ver Fred creditando sempre para si os feitos mais difíceis. Eles ficam sem se ver por dois anos, até Emile Mondavarious (Rowan Atkinson), o dono de um parque temático chamado "A Ilha do Espanto", contratar cada um deles para resolver um mistério envolvendo o parque.
9 - Hotel Transilvânia - Trata-se de um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula (Adam Sandler), que resolve convidar os amigos para comemorar, ao longo de um fim de semana, o 118º aniversário de sua filha Mavis (Selena Gomez). O que ele não esperava era que Jonathan (Adam Samberg), um humano sem noção, fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonasse por Mavis.
10 - Jovens Bruxas (1996) - Uma jovem (Robin Tunney) se muda de São Francisco para Los Angeles para começar uma nova vida. Lá conhece três alunas do colégio onde estuda que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que têm a fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas consequências.
11 - Halloweentown: Um Lugar Mágico - Marnie (Kimberly J. Brown) descobre ser uma bruxa aos 13 anos de idade. Ressentida pela mãe nunca ter lhe contado, Marnie e seus irmãos Dylan (Joey Zimmerman) e Sophie (Emily Roeske) resolvem fugir para a casa da avó (Debbie Reynolds) em Halloweentown. Ao chegarem na cidade, as crianças descobrem que há uma maldição sobre o lugar.
12 - Gasparzinho, o Fantasminha Camarada - Um "terapeuta de fantasmas" (Bill Pullman) chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha (Christina Ricci). Ele foi contratado por uma milionária (Cathy Moriarthy), que pretende exorcizar os fantasmas do local para assim poder obter um tesouro escondido no casarão. Mas os fantasmas não querem a presença de "humanos", com exceção de um bom fantasma, que deseja fazer um amigo.
13 - O Estranho Mundo de Jack - Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte, mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo de festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino.
14 - Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola.
15 - A Família Addams (1991) - Nessa trama, o enredo gira em torno dos Addams, uma excêntrica e macabra família que vê seu tesouro em moedas de ouro correr risco, já que o advogado deles cria um plano para enganá-los e, assim, pegar toda a riqueza do clã. o título está disponível na Netflix.
Deixe o seu comentário