O governador Cláudio Castro anunciou nesta terça-feira, 03, que todos os 561 aprovados nos concursos da Polícia Civil de 2022 serão chamados. Foi autorizado o aumento de 161 vagas no concurso para Polícia Civil (PC-RJ). O acréscimo será válido para três cargos: delegado, que antes eram 50 vagas e passou a ser 118; perito legistas, que no edital eram 25 e serão 87 vagas, e perito criminal que, no anúncio do concurso tinha apenas 5 vagas, e todos os 38 aprovados serão convocados.
Além desses cargos com aumento de vagas, o edital também previa vagas imediatas para 100 inspetores, 200 investigadores, 10 auxiliares de necropsia e 10 técnicos de necropsia. Para o delegado titular da 151ª Delegacia de Polícia (DP), de Nova Friburgo, Henrique Pessoa, há expectativa de nomeações para a região.
“Nós esperamos que a região Serrana não seja esquecida. Sabemos da carência da capital nas delegacias especializadas. E já recebemos a sinalização de termos mais servidores. É isso que a gente espera e estamos felizes. Vai ajudar muito, sobretudo na produtividade investigativa”, declarou ele.
O aumento do número de delegados convocados também foi motivo de satisfação para o titular da 151ª DP. “Também esperamos receber delegados, porque nos desdobramos nas escalas de plantão”, disse o delegado.
Henrique Pessoa lembra ainda que esse aumento de vagas só foi possível pela austeridade no trabalho do governo. “O regime de recuperação fiscal vetava o aumento de vagas, mas à medida que o governador foi resolvendo esse problema, foi possível nomear todos os aprovados”, explicou ele.
De acordo com o governo do estado, os aprovados ingressarão na Academia de Polícia Sylvio Terra para iniciar o curso de formação profissional. A formação prática e teórica leva em média cinco meses para as carreiras contempladas no concurso. A expectativa é que no segundo semestre deste ano os candidatos sejam nomeados e lotados para trabalhar nas unidades da Polícia Civil, depois de uma avaliação interna para identificar os locais que mais necessitam de reforço.
“É fundamental que possamos garantir o direito de ir e vir das famílias que moram no nosso estado, dos turistas que vêm nos visitar, do nosso comércio. A segurança pública é transversal, importante para todos”, declarou o governador Cláudio Castro.
Deixe o seu comentário