Frizão vai enfrentar o Olaria na primeira fase da Copa Rio

Com time jovem e remodelado, Tricolor de Andreotti tentará também uma vaga em competições nacionais
terça-feira, 26 de abril de 2022
por Vinicius Gastin
Sorteio da Copa Rio coloca o Frizão em caminho difícil até a final da competição
Sorteio da Copa Rio coloca o Frizão em caminho difícil até a final da competição

Ao mesmo tempo em que tentará retornar à primeira divisão do futebol do Estado do Rio de Janeiro, o Friburguense terá a oportunidade de garantir a participação em uma competição nacional na próxima temporada. Para tanto, o Tricolor da Serra precisa chegar à final da Copa Rio de 2022. O caminho a ser percorrido nesta competição já é conhecido, e reserva, logo na primeira fase, o encontro com um rival dos mais tradicionais no Estado.

A tabela de jogos foi sorteada na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), através de Raphael Morgado, membro do Departamento de Competições da entidade. O Frizão terá pela frente o Olaria, com a vantagem de fazer o segundo jogo no estádio Eduardo Guinle. As partidas serão nos dias 10 e 17 de agosto, sendo o primeiro duelo na Rua Bariri, na capital.

O caminho do Frizão até a final não será fácil. Caso passe pelo Olaria, a Portuguesa será a rival na fase seguinte. Podem surgir pela frente, caso o time de Gerson Andreotti vá avançando, Sampaio Corrêa, Pérolas Negras, Bangu, Audax, Serra Macaense, Resende ou Boavista, por exemplo, grandes desafios para o time de Nova Friburgo.  O campeão terá direito à escolha de uma vaga na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023.

De acordo com o regulamento, a edição deste ano terá a participação de 24 clubes, sendo oito da Série A1 (Portuguesa, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Madureira, Resende, Boavista, Bangu e Macaé) oito da A2 (Friburguense, Audax Rio, Gonçalense, Maricá, Artsul, América, Sampaio Corrêa e Americano), quatro da Série B1 (Olaria, Pérolas Negras, São Gonçalo e Serra Macaense) e quatro da B2 (Paduano, Arraial do Cabo, Barra da Tijuca e Ceres), selecionadas dentre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais de 2021.

As partidas são realizadas em sistema de cruzamento olímpico, ida e volta. Havendo empate na soma dos placares ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate, a decisão será por cobrança de pênaltis. As equipes da Série A do Campeonato Estadual de 2021 não participam da primeira fase, e já estão qualificadas para a sequência da competição.

O mando de campo da primeira partida será da equipe de categoria inferior a do adversário – por isso o Olaria, na Série B1 na temporada passada, fará o primeiro jogo em casa e virá a Nova Friburgo na sequência. Havendo cruzamento de clubes de mesma série o mando de campo será definido através de sorteio.

Além de Friburguense x Olaria, com o vencedor do confronto encarando a Portuguesa, os demais jogos da primeira fase serão: Sampaio Corrêa x Pérolas Negras (o vencedor vai enfrentar o Bangu na segunda fase); Gonçalense / Petrópolis x São Gonçalo (quem avançar pega o Resende); Audax x Serra Macaense (o vencedor enfrenta o Boavista); Maricá x Ceres (o ganhador encara o Volta Redonda); América x Paduano (o vencedor enfrenta o Madureira); Artsul x Barra da Tijuca (quem passar pega o Macaé) e Americano x Arraial do Cabo (o classificado vai enfrentar o Nova Iguaçu na segunda fase).

Time continua treinando

A temporada do Friburguense começa no próximo dia 4 de maio, quando a equipe recebe o Volta Redonda, às 15h, no Eduardo Guinle, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca Série A2. Os últimos – e próximos – dias têm sido de treinamento intenso, com várias atividades em período integral.

Sob comando da comissão técnica liderada por Gerson Andreotti, os treinos acontecem no próprio campo do estádio Eduardo Guinle, além da academia localizada na estrutura do setor coberto de arquibancada e no gramado sintético da parte social do clube. Esta estrutura, inclusive, já foi elogiada pelo treinador do Frizão, e apontada como uma das razões que motivaram o seu retorno a Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol