Quem observa os números frios da campanha do Friburguense no primeiro turno do Campeonato Carioca da Serie A2, denominado Taça Santo Dumont, ainda mantém o ceticismo. O fato de ter vencido uma vez em cinco partidas, com duas derrotas e outros dois empates pode causar certo espanto e preocupação. Não que todo o risco de um desfecho negativo tenha sido afastado, mas o Tricolor da Serra terminou essa etapa na crescente. Tanto na análise dos resultados quanto nas atuações.
Dos cinco pontos conquistados até o momento, quatro foram obtidos nas duas rodadas finais. Poderiam ser seis, caso a trave e as boas defesas do goleiro não tivessem impedido a vitória contra o Gonçalense Petrópolis na última rodada do turno, em Nova Friburgo. A boa sequência a partir da vitória contra o Maricá, fora de casa, pode demonstrar o trajeto para o encaixe definitivo e indicar uma boa expectativa para a sequência da competição, que é a Taça Corcovado, o segundo turno da Série A2.
“Encerramos o primeiro turno de maneira muito positiva. É fato que tivemos um período um pouco conturbado, mas conseguimos dar a volta por cima a partir da importante vitória contra o Maricá, fora de casa. Mantivemos o nível de atuação contra o Gonçalense, e a meta é daqui para cima. Terminamos com uma perspectiva muito positiva para o returno. Queremos brigar nas cabeças, agora que conseguimos encaixar o time, ganhamos confiança e nos conhecemos. É meio caminho andado”, destaca o zagueiro Jean.
O caminho apontado pelo defensor passa por algumas escalas importantes. A primeira delas é encontrar o treinador que vai substituir Gerson Andreotti no comando da equipe. Conforme combinado ainda antes do início da Série A2, o treinador está de mudança para Portugal e não vai comandar a equipe no segundo turno. Outro ponto fundamental é dar sequência a Jorge Luiz e Toshyia, dois dos mais experientes e qualificados jogadores do elenco tricolor – embora não tenham atuado contra o Gonçalense (na melhor apresentação do ano), são peças que podem elevar o nível competitivo da equipe.
O Friburguense só vai voltar a campo no próximo dia 22, quarta-feira da semana que vem, quando viaja para enfrentar o América, às 15h, no Giulite Coutinho. A partida marca a abertura da Taça Corcovado e, até lá, o trabalho será forte em Nova Friburgo. Jean aposta no aprimoramento das partes física e tática para seguir evoluindo, somando pontos e, como consequência, credenciar o Tricolor na disputa pela elite estadual.
“Vamos trabalhar bem a parte física, para continuar sempre em cima dos adversários e dando cansaço nos rivais. Estamos trabalhando muito a parte prática, e tenho certeza de que vamos evoluir ainda mais. O que falta às vezes é o detalhe do gol mesmo, mas são coisas do futebol. Às vezes a bola entra e outras não, e a gente precisa saber lidar”, avalia.
Números do Frizão
- Jogos: 5
- Vitórias: 1
- Empates: 2
- Derrotas: 2
- Gols marcados: 6
- Gols sofridos: 10
- Saldo: - 4
- Aproveitamento: 33,3%
- Classificação: 4º lugar no Grupo B e 9º lugar no geral
Resultados do Friburguense
Taça Santos Dumont (1º turno da Série A2)
- Friburguense 1 x 5 Volta Redonda, Eduardo Guinle
- Artsul 1 x 1 Friburguense, Nivaldo Pereira
- Friburguense 1 x 3 Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
- Maricá 1 x 3 Friburguense, Elcyr Resende
- Friburguense 0 x 0 Gonçalense, Eduardo Guinle
Tabela do Friburguense
Taça Corcovado (2º turno da Série A2)
- 22/jun – Qua -15h – América x Friburguense, Giulite Coutinho
- 25/ jun – Sáb -15h – Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
- 02/ jul – Sáb -15h – Macaé x Friburguense, Moacyrzão
- 09/ jul – Sáb -15h – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
- 16/ jul – Sáb -15h – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
- 27/ jul – Qua -15h – Friburguense x Cabofriense, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário