Frizão se despede da Série A2 empatando com a Cabofriense

Invicto fora de casa, Tricolor da Serra termina campanha sem vitórias no Eduardo Guinle
sexta-feira, 29 de julho de 2022
por Vinicius Gastin
Frizão atingiu o principal objetivo da manutenção, comemorada por conta do cenário de dificuldades
Frizão atingiu o principal objetivo da manutenção, comemorada por conta do cenário de dificuldades

Da goleada sofrida para o Volta Redonda, na primeira rodada, até o empate sem gols com a Cabofriense na tarde da última quinta-feira, 28, na despedida da Série A2, muita coisa mudou no Friburguense. Peças, esquema, treinador, rendimento, resultados.

Se o sonho do acesso não pode ser concretizado em 2022, há a certeza de que a manutenção na segunda divisão estadual merece ser comemorada: a campanha está muito acima das projeções feitas a partir das dificuldades financeiras e estruturais. O Frizão encontra soluções, garimpa garotos, refaz elencos e se reinventa a cada ano. Contudo, precisa de apoio para dar o passo a frente, ou mesmo para evitar possibilidades piores num futuro que pode não estar tão distante.

O Friburguense encerrou a Taça Corcovado, o segundo turno da Série A2, com oito pontos no grupo B, ocupando a quinta colocação. No cenário da classificação geral, o Tricolor somou 13 pontos e ficou com a oitava colocação. A frente de times como Artsul, Maricá e Cabofriense, que investem um valor muito superior. Com a mesma pontuação do América e não muito distante de Americano, por exemplo (dois pontos a menos), dois clubes que empregaram bastante dinheiro na montagem dos elencos.

As semifinais da Taça Corcovado terão Olaria e Americano, classificados no Grupo A, e Sampaio Corrêa e Volta Redonda, que avançaram na chave do Friburguense. O Azulão da Leopoldina conquistou a classificação e o primeiro lugar, com dez pontos, ao golear o Artsul por 3 a 0, no Nivaldo Pereira. Já o Cano passou em segundo na mesma chave, com oito pontos, ao vencer o Maricá, por 2 a 1 no Alzirão, em Itaboraí.

No Lourival Gomes, em Saquarema, o Galinho da Serra bateu o Macaé, por 2 a 0, e ficou com o primeiro lugar do Grupo B, com 15 pontos. Por sua vez, o Volta Redonda derrotou o América, de virada, por 2 a 1, e ficou com a segunda posição da chave (13 pontos). As partidas vão acontecer na quarta-feira, 3 de agosto, às 14h45, na Rua Bariri e no Lourival Gomes. Olaria e Sampaio, por terem feito melhores campanhas, terão o mando de campo elevam a vantagem do empate para avançar à decisão.

O Volta Redonda, campeão da Taça Santos Dumont (primeiro turno da Série A2), caso conquiste também a Taça Corcovado, será campeão direto da Série A2 Carioca, sem necessidade de final, pois terminou com a melhor campanha na classificação geral, somando os dois turnos (26 pontos). Em caso de derrota, terá de decidir o título e acesso com o campeão da Taça Corcovado em dois jogos (ida e volta) das finais.

As melhores campanhas na soma dos dois turnos são de Volta Redonda, com 26 e um jogo a menos, e Sampaio Corrêa, com 23 pontos. Olaria, 16, Gonçalense/Petrópolis, 17, e Americano, com 15 pontos, aparecem na sequência. O Angra dos Reis, com cinco pontos ganhos, é o time rebaixado para a Série B1 estadual.

O jogo

Nem parecia que o Friburguense entrou em campo sem maiores aspirações na competição. Mesmo já livre da queda e sem chances de classificação, o Tricolor da Serra teve postura de time que buscava a vitória a todo o tempo. Com posse de bola, a equipe comandada por Afonso buscava se aproximar da meta visitante, e obteve sucesso em alguns momentos. Já a Cabofriense teve a sua chance principal aos quatro minutos, quando Caio Melo foi derrubado na grande área por Pedro. Abner cobrou e o camisa 1 voou no canto direito para defender.

No segundo tempo, de fato, o goleiro do Frizão voltou a trabalhar de forma decisiva. Foram pelo menos quatro boas defesas, que garantiram mais um jogo sem ser vazado. No ataque, o Tricolor da Serra teve bons momentos, com Jorge Luiz, Wellerson e Rodriguinho. Lucas Gaspar também deu trabalho pelo lado esquerdo, mas a rede não balançou. Os minutos finais foram de muita tensão, com muitos erros de passe e zagueiros da Cabofriense como atacantes.

O Frizão buscava as investidas no contra golpe, enquanto o time de Cabo Frio tentava marcar o gol que lhe daria a classificação. Nada feito no estádio Eduardo Guinle. Após o apito final, a tranquilidade dos jogadores do Friburguense contrastava com o choro e a decepção dos atletas da Cabofriense.

Afonso escalou a equipe com Pedro, Maurício, Jean e Mauricio; Lucas Melo, Mirral, Breno, Rodriguinho, Jorge Luiz e Barrozo; Lucas Gaspar e Wellerson.

 

Campanha do Friburguense

Taça Corcovado (2º turno da Série A2)

  • América 0 x 0 Friburguense, Giulite Coutinho
  • Friburguense 0 x 1 Olaria, Eduardo Guinle
  • Macaé 0 x 1 Friburguense, Antônio Medeiros
  • Friburguense 0 x 2 Americano, Eduardo Guinle
  • Angra dos Reis 1 x 2 Friburguense, Jair Toscano
  • Friburguense 0 x 0 Cabofriense, Eduardo Guinle 

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol