Da goleada sofrida para o Volta Redonda, na primeira rodada, até o empate sem gols com a Cabofriense na tarde da última quinta-feira, 28, na despedida da Série A2, muita coisa mudou no Friburguense. Peças, esquema, treinador, rendimento, resultados.
Se o sonho do acesso não pode ser concretizado em 2022, há a certeza de que a manutenção na segunda divisão estadual merece ser comemorada: a campanha está muito acima das projeções feitas a partir das dificuldades financeiras e estruturais. O Frizão encontra soluções, garimpa garotos, refaz elencos e se reinventa a cada ano. Contudo, precisa de apoio para dar o passo a frente, ou mesmo para evitar possibilidades piores num futuro que pode não estar tão distante.
O Friburguense encerrou a Taça Corcovado, o segundo turno da Série A2, com oito pontos no grupo B, ocupando a quinta colocação. No cenário da classificação geral, o Tricolor somou 13 pontos e ficou com a oitava colocação. A frente de times como Artsul, Maricá e Cabofriense, que investem um valor muito superior. Com a mesma pontuação do América e não muito distante de Americano, por exemplo (dois pontos a menos), dois clubes que empregaram bastante dinheiro na montagem dos elencos.
As semifinais da Taça Corcovado terão Olaria e Americano, classificados no Grupo A, e Sampaio Corrêa e Volta Redonda, que avançaram na chave do Friburguense. O Azulão da Leopoldina conquistou a classificação e o primeiro lugar, com dez pontos, ao golear o Artsul por 3 a 0, no Nivaldo Pereira. Já o Cano passou em segundo na mesma chave, com oito pontos, ao vencer o Maricá, por 2 a 1 no Alzirão, em Itaboraí.
No Lourival Gomes, em Saquarema, o Galinho da Serra bateu o Macaé, por 2 a 0, e ficou com o primeiro lugar do Grupo B, com 15 pontos. Por sua vez, o Volta Redonda derrotou o América, de virada, por 2 a 1, e ficou com a segunda posição da chave (13 pontos). As partidas vão acontecer na quarta-feira, 3 de agosto, às 14h45, na Rua Bariri e no Lourival Gomes. Olaria e Sampaio, por terem feito melhores campanhas, terão o mando de campo elevam a vantagem do empate para avançar à decisão.
O Volta Redonda, campeão da Taça Santos Dumont (primeiro turno da Série A2), caso conquiste também a Taça Corcovado, será campeão direto da Série A2 Carioca, sem necessidade de final, pois terminou com a melhor campanha na classificação geral, somando os dois turnos (26 pontos). Em caso de derrota, terá de decidir o título e acesso com o campeão da Taça Corcovado em dois jogos (ida e volta) das finais.
As melhores campanhas na soma dos dois turnos são de Volta Redonda, com 26 e um jogo a menos, e Sampaio Corrêa, com 23 pontos. Olaria, 16, Gonçalense/Petrópolis, 17, e Americano, com 15 pontos, aparecem na sequência. O Angra dos Reis, com cinco pontos ganhos, é o time rebaixado para a Série B1 estadual.
O jogo
Nem parecia que o Friburguense entrou em campo sem maiores aspirações na competição. Mesmo já livre da queda e sem chances de classificação, o Tricolor da Serra teve postura de time que buscava a vitória a todo o tempo. Com posse de bola, a equipe comandada por Afonso buscava se aproximar da meta visitante, e obteve sucesso em alguns momentos. Já a Cabofriense teve a sua chance principal aos quatro minutos, quando Caio Melo foi derrubado na grande área por Pedro. Abner cobrou e o camisa 1 voou no canto direito para defender.
No segundo tempo, de fato, o goleiro do Frizão voltou a trabalhar de forma decisiva. Foram pelo menos quatro boas defesas, que garantiram mais um jogo sem ser vazado. No ataque, o Tricolor da Serra teve bons momentos, com Jorge Luiz, Wellerson e Rodriguinho. Lucas Gaspar também deu trabalho pelo lado esquerdo, mas a rede não balançou. Os minutos finais foram de muita tensão, com muitos erros de passe e zagueiros da Cabofriense como atacantes.
O Frizão buscava as investidas no contra golpe, enquanto o time de Cabo Frio tentava marcar o gol que lhe daria a classificação. Nada feito no estádio Eduardo Guinle. Após o apito final, a tranquilidade dos jogadores do Friburguense contrastava com o choro e a decepção dos atletas da Cabofriense.
Afonso escalou a equipe com Pedro, Maurício, Jean e Mauricio; Lucas Melo, Mirral, Breno, Rodriguinho, Jorge Luiz e Barrozo; Lucas Gaspar e Wellerson.
Campanha do Friburguense
Taça Corcovado (2º turno da Série A2)
- América 0 x 0 Friburguense, Giulite Coutinho
- Friburguense 0 x 1 Olaria, Eduardo Guinle
- Macaé 0 x 1 Friburguense, Antônio Medeiros
- Friburguense 0 x 2 Americano, Eduardo Guinle
- Angra dos Reis 1 x 2 Friburguense, Jair Toscano
- Friburguense 0 x 0 Cabofriense, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário