Friburgo volta a ter desfile cívico-militar de 7 de setembro, após 2 anos

Instituições militares, bandas e escolas celebraram na Av. Alberto Braune os 200 anos da Independência do Brasil
quinta-feira, 08 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O hasteamento das bandeiras antes do desfile (Fotos de Henrique Pinheiro)
O hasteamento das bandeiras antes do desfile (Fotos de Henrique Pinheiro)

Depois de dois anos sem desfile cívico-militar no feriado de 7 de setembro, por causa da pandemia,  Nova Friburgo voltou a ter, nesta quarta-feira, a tradicional parada da Independência na Avenida Alberto Braune. 

A avenida ficou lotada de gente. Foi o segundo desfile de instituições militares, bandas e escolas este ano, após os festejos do aniversário da cidade, em maio.

O desfile, que este ano comemorou o bicentenário  da Independência do Brasil, começou às 8h30, logo após a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à sede da prefeitura. Foram tocados  os hinos Nacional, Municipal e da Independência, a partir das 8h. Em seguida, a tropa foi passada em revista.

Como todos os anos, o desfile teve a parte militar e, depois, a cívica. 

O Desfile Militar foi aberto e encerrado por duas bandas centenárias de Friburgo: a Euterpe e a Campesina. Entre as duas, apresentaram-se o Sanatório Naval, a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais,  a Sociedade Amigos da Marinha, o Projeto Força no Esporte, a Aman, o Tiro de Guerra do Exército, a Polícia Militar, o Projeto Solução, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal, a Cruz Vermelha e a Guarda Civil Municipal.

A partir das 9h teve início o Desfile Cívico, aberto pela Banda Fundação Brasileira de Portugal. Em seguida apresentaram-se integrantes da Associação das Colônias (Ascofri) e do Colégio Cêfel, da Associação dos Carros Antigos, das escolas Canadá, Miosótis, Pontinha de Sol, Odette Penna Muniz e Levados da Breca, ex-alunos do Colégio Anchieta e do antigo Colégio Nova Friburgo (Fundação), além de alunos do Ponto de Cultura de Olaria.

Veja momentos do desfile na galeria abaixo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: