Friburgo é contemplada com um núcleo esportivo do Paraesporte

Projeto sócio-esportivo é o maior do país voltado para pessoas com deficiência
quinta-feira, 19 de maio de 2022
por Vinicius Gastin
Equipe do projeto visitou o núcleo de Nova Friburgo na última semana
Equipe do projeto visitou o núcleo de Nova Friburgo na última semana

Uma grande novidade, que promete movimentar uma parcela da população muitas vezes não assistida da forma ideal. Nova Friburgo é uma das cidades contempladas, a partir deste mês, com um núcleo do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência. As atividades esportivas acontecem na sede da Ãssociação de Pais e Amigos dos Excepcionai (Apae), e os interessados em participar devem procurar a entidade para fazer a matrícula. Também foram inaugurados os núcleos de Cabo Frio, Araruama e Casimiro de Abreu.

O coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, e o coordenador técnico, Hugo Gomes, estiveram em Nova Friburgo durante a última semana e visitaram o núcleo do projeto no município. Inicialmente são oferecidas aulas de iniciação desportiva, futebol, atletismo e basquete.

De acordo com o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, a entidade firmou uma parceria com a Apae, que funciona na Rua Ventura Spargoli, 292, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, onde os alunos recebem aulas às terças e quartas-feiras. Já na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, no Paissandu, e na Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape), na Via Expressa, as aulas acontecem às quintas e sextas-feiras. “O objetivo é promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência tendo como ferramenta o esporte”, destaca Coboki.

Ana Luiza Freitas, mãe de Matheus Augusto Freitas Santana, 27 anos, que possui deficiência intelectual, já matriculou o filho nas aulas de futebol e atletismo do Paraesporte. “A atividade física em geral é uma importante ferramenta para a inclusão do jovem com deficiência, seja ela intelectual ou física. O Matheus gosta muito de esporte e pratica na Apae onde estuda, mas agora com a equipe do Paraesporte, acredito que será bem melhor. Sempre que posso participo das competições com ele e acredito ser muito importante essa integração dos pais ou responsáveis com os filhos” comentou.

Fundador da Associação Paraesporte, o ex-atleta de natação da seleção brasileira, Raphael Thuin, destaca que o projeto existe há dez anos e, ao longo desse período, a evolução já pode ser observada em diversos aspectos.

“Temos acompanhado a evolução dos assistidos e também das famílias que são atendidas pela equipe multidisciplinar do Paraesporte. Este ano fechamos parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Ceperj e do programa Esporte Presente, e estamos chegando há mais 16 municípios. O projeto, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, tem conseguido formar atletas que já integraram a Seleção Brasileira, representando o Brasil, em Los Angeles, Uruguai e Abu Dhabi. Agora, no final de julho, a equipe de futebol do Paraesporte Campos, estará participando da II Copa do Mundo de Futebol Unificado em Detroit, nos Estados Unidos. Estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida, além de promover autonomia, com as viagens e competições que eles participam”, finaliza.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: