Friburgo deve ter seu Plano de Mobilidade Urbana até outubro

Cronograma da elaboração do plano foi apresentado à Comissão Técnica, na semana passada, pela empresa vencedora da licitação para prestar o serviço
segunda-feira, 03 de abril de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Na última sexta-feira, 31 de março, a empresa Marchesini Serviços de Engenharia, vencedora da licitação para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, fez a apresentação à Comissão Técnica do cronograma e das fases do trabalho a ser desenvolvido para Nova Friburgo. O plano será feito em quatro etapas e deve ficar pronto em outubro de 2023.

A Política Nacional da Mobilidade Urbana determina, por lei, que os municípios tenham seu plano e coloquem em prática os seus princípios, objetivos e diretrizes. De acordo com a prefeitura, através da elaboração do plano serão realizados diagnósticos e estudos da realidade do município, tornando possível a averiguação de investimentos mais precisos e melhorias personalizadas às características de cada região de Nova Friburgo.

O Plano consiste em uma ferramenta de planejamento que trará o futuro da mobilidade urbana de Nova Friburgo para os próximos dez anos. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, o plano deve priorizar a cidade para as pessoas e para o bem coletivo, estabelecendo normas sustentáveis e valorizando os espaços públicos. 

Segundo ainda a prefeitura, o foco principal se debruça sobre as pessoas – pedestres –, contemplando a acessibilidade e a sustentabilidade do meio. Nele deve constar um manual de calçadas que assegure a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sincronizar semáforos e instituir modais sustentáveis, entre outras ações importantes.

Escolha da empresa

A licitação para contratação de empresa especializada à prestação de serviços de consultoria de engenharia de transportes e planejamento urbano para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana se deu através do tipo técnica e preço da modalidade tomada de preços, mesclando a apuração da prestadora mais bem qualificada com o menor preço a ser pago.

Foi feita em duas sessões: a primeira no dia 17 de novembro de 2022, com a Comissão Permanente de Licitação do Município, para que fossem apresentadas pelas empresas interessadas as documentações comprobatórias de sua capacidade técnica para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

A abertura dos envelopes com as propostas comerciais foi na segunda sessão, em 21 de dezembro de 2022 e, de acordo com a prefeitura, a proposta que melhor se adequou às necessidades da cidade foi da empresa Marchesini Serviços de Engenharia pelo valor de R$ 635 mil.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: