A Folia de Reis é a festa que celebra a história dos três reis Magos: Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar, que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo a tradição católica. Esse festejo acontece todo dia 6 de janeiro, após cortejo dos reiseiros, que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo de andança dos reis.
A Folia de Reis Magos teve origem na Europa, chegou ao Brasil junto com os portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quanto em Portugal, a festa faz parte da cultura. A Bíblia conta que quando Jesus nasceu, os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado.
Em Nova Friburgo, a tradição possui características próprias. Cada grupo de folia possui uma bandeira dedicada ao santo de devoção, formada pelo mestre de folia, o contramestre, os músicos, cantadores e palhaços. Todos são integrantes da Associação de Grupos de Folias de Reis, que levam às ruas a representação da caminhada dos três reis magos até o local onde o menino Jesus nasceu. Alertados por uma estrela, os reis se dirigiram para encontrar a sagrada família de Jesus, em Jerusalém.
A VOZ DA SERRA entrou em contato com João Batista, vice-presidente da Associação das Folias de Reis, e de acordo com ele, nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h30 será realizada a tradicional festa da Folia de Reis, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino. É importante ressaltar que todos os sábados de janeiro terá programação especial na praça a partir das 19h30.
Nos dias 21 e 22 acontecerá o Festival da Folia de Reis, com a expectativa de duas mil pessoas. No sábado, 21, começa às 19h30 e no domingo, tem programação o dia inteiro.
A Associação das Folias de Reis, com pelo menos 20 anos de fundação e sem fins lucrativos, tem como objetivo manter viva a tradição cultural e religiosa. Mesmo com a diminuição no número de adeptos do folclore, vale destacar que Nova Friburgo tem uma das maiores representações de folias de reis do estado e os grupos locais — sediados em diversos bairros como Olaria, Conselheiro Paulino, Alto do Floresta, Varginha e Jardinlândia — são sempre convidados para encontros e jornadas em outras cidades.
Jornadas
Oficialmente, a festa começa no dia 25 de dezembro, quando os grupos saem às ruas cantando e tocando em louvor ao nascimento de Jesus, e lembrando os reis magos, que viajavam guiados pela estrela de Belém.
Apesar do ápice dos festejos ocorrer no dia 6 de janeiro, quando terminam as comemorações natalinas, em Conselheiro Paulino o evento é organizado de forma a ser apresentado também nas proximidades do dia do padroeiro do estado, São Sebastião, em 20 de janeiro.
Deixe o seu comentário