O mundo da moda evoluiu e, hoje, a diversidade dos corpos é muito mais respeitada e pensada no desenvolvimento de uma coleção. E essa evolução será mostrada nas linhas das empresas que participarão da Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest), que chega à sua 30ª edição. A maior feira de moda íntima do país, que reúne empresas de confecção e de matérias-primas, será realizada entre os dias 1º e 4 de setembro, no Nova Friburgo Country Clube, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia da Covid-19.
Não há muito tempo, mulheres e homens acima do peso considerado ideal tinham dificuldades para encontrar peças de roupas que se adequassem ao seu estilo. Em todos os segmentos da moda, os plus size eram estigmatizados em peças pretas ou com as chamadas “estampas da vovó” e modelagens similares há anos. Na moda íntima, as peças eram sempre bege, preta ou branca, sem detalhes e sem toque algum de sensualidade.
Com o passar dos anos, esse público ganhou visibilidade. As empresas de moda viram todo o potencial desse mercado, que antes se sentia frustrado diante das opções ofertadas. O Polo de Moda Íntima, Noite, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região, que sempre esteve à frente do seu tempo, já desenvolve há anos, não apenas coleções, mas também linhas específicas plus size, que vão além do básico em modelagem e cor. Em algumas empresas do polo, a produção da linha para esse mercado chega a 40% do total e a tendência é aumentar.
Informações do relatório setorial da Associação Brasil Plus Size (ABPS) revelam que os segmentos do vestuário para homens e mulheres acima do peso no Brasil avançaram 21% nos últimos três anos e devem manter o ritmo de crescimento na casa dos 10% neste e nos próximos exercícios. Movimentando aproximadamente R$ 9,6 bilhões por ano, esse mercado vem quebrando padrões e ganhando cada vez mais adeptos, lojas, modelos e profissionais.
Para a presidente da ABPS, Marcela Elizabeth Pereira, “as lingeries da linha plus size são uma necessidade extrema de mercado e uma grande oportunidade de negócio”. Uma das clientes desse segmento é a aluna do curso de Produção de Moda do Senai Espaço da Moda em Nova Friburgo, Andrea Tieko, que usa lingeries plus size no seu dia a dia. Andrea tem 37 anos, é mãe de um adolescente, e adora estar na moda.
A carioca, que mora em Nova Friburgo desde 2010 e, há sete anos, é gerente comercial de uma empresa do vestuário da cidade, diz que seu peso nunca interferiu no seu trabalho, na sua vida. “Sempre gostei de ser diferente e escolho as modelagens que valorizam as minhas curvas. Cada vez mais se torna mais possível se vestir bem, na moda, mesmo estando acima do peso. Vejo que o que falta é informação. Porque hoje já se encontram no mercado muitas peças boas e bonitas nessa linha plus size. No meu Instagram, por exemplo, embora tímida, acabo influenciando e sugerindo marcas para outras pessoas assim como eu,” disse ela.
A Fevest
Além de empresas que trabalham a linha plus size, a Fevest trará as últimas novidades para os diversos públicos, com tecidos inovadores e as tendências internacionais em todas as linhas. Nesta edição da feira haverá simultaneamente sessões de negócios com compradores, magazines e fornecedores de matéria-prima, enquanto a feira estará aberta às vendas no varejo. O consumidor terá acesso aos maiores fabricantes de lingerie, fitness, moda praia e noite, com preços acessíveis. O evento, com entrada gratuita, contará ainda com praça de alimentação, desfiles e atrações.
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