A Igreja Católica celebra nesta terça-feira, 25, São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, e a paróquia dedicada ao santo, na RJ-116, no distrito de Mury, dá início aos festejos neste fim de semana. No sábado, 22, a programação conta com missa às 19h, celebrada pelo padre Luiz Cláudio Azevedo Mendonça, com a participação do coral Salve Mater Dei, seguida de festa junina no salão da igreja. No domingo, 23, tem missa às 15h celebrada pelo padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, vigário geral da Diocese de Nova Friburgo e em seguida a tradicional procissão motorizada em louvor ao padroeiro, a partir das 16h30.
Já na segunda-feira, 24, a programação festiva contará com vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, às 19h. Na terça-feira, 25, dia de São Cristóvão, a missa solene será às 19h, com os padres Jorge Eduardo e Luiz Cláudio. Após a celebração, a festa prossegue com a Noite do Caldo Verde.
A história de São Cristóvão
São Cristóvão era um guerreiro que servia ao rei de Canaã e não era adepto do cristianismo, mas depois que conheceu Jesus Cristo, encantou-se com sua doutrina e passou a segui-lo, sendo até mesmo perseguido por isso. Tornou-se o santo protetor dos motoristas e viajantes por ter carregado Jesus no colo durante a travessia de um rio. Por essa razão traz em sua imagem um menino ao colo.
São Cristóvão é também denominado o “Condutor de Cristo” e, por esta razão, muitos motoristas têm devoção por ele e costumam fazer orações a São Cristóvão pedindo proteção para viagens rodoviárias. É comum também todos os anos durante a procissão motorizada em seu louvor haver a benção dos carros e motos.
Deixe o seu comentário