Dezembro começa com as várias confraternizações, do trabalho, de amigos da faculdade, da escola, de antigos trabalhos... cada dia uma nova oportunidade de comer e beber o que não se come e se bebe no dia a dia. É churrasco, salgadinho, comida japonesa, rodízios, cerveja, vinho... E o mês fecha com a ceia e almoço de Natal e de Réveillon. O exagero gastronômico e etílico pesa, literalmente.
E, em caso de exagero na bebida, as dicas da nutricionista Maria Clara Mattos para evitar a ressaca é consumir muita água. Mas tem um segredo. “Sabemos que para obter uma média de ingestão hídrica diária é só calcular 35x o seu peso, nos dias que souber que vai dar uma abusadinha, você pode consumir 50x peso de água por dia. Exemplo: 70kgx50= 3500ml de água/dia. Optar por a cada taça, um copo de água, ajuda na hidratação também. Os chás podem ser utilizados nessa ocasião, como os de gengibre e hibisco”, recomenda.
Em relação à alimentação a dica é se planejar antes de começar a festa. “Antes do jantar sempre acontece de beliscar frutas, oleaginosas, pastinhas, entre outros. Escolha uma entrada, prato principal e uma sobremesa e dê sempre lugar aos vegetais e fibras, que ajudarão na saciedade. Assim não ficará perdido diante de tantas opções e quantidades”, aconselha.
Se o exagero já aconteceu e a pessoa se sentir empanzinado, a nutricionista indica que “além de voltar para sua rotina normalmente (enfatizo, sem restrições ou compensações), você pode utilizar alguns chás com princípios ativos que te ajudarão na distensão abdominal, como o chá de funcho e o de erva doce. Fazer um blend potencializa ainda mais os efeitos, melhorando a sensação de barriga inchada e os gases”. Mas, é possível participar das confraternizações e manter uma programação alimentar, ressalta Maria Clara.
“Se temos um planejamento alimentar e de treino, é necessário não só pensar nos seus objetivos, mas no estilo de vida que você deseja ter, o que significa fazê-lo todos os dias, assim como toma banho e escova os dentes. Costumamos cear na noite de Natal e na noite da virada, então nas demais datas, por mais que esteja de férias, nosso corpo não entende isso. Você pode, deve e consegue continuar seguindo seu planejamento.
Sem restrições ou cobranças, apenas se alimentar como sempre, beber água como sempre e se movimentar, não necessariamente ir para academia e treinar como nos outros dias, mas atividades como caminhar, andar de bicicleta e subir alguma montanha não só te farão bem fisicamente, mas mentalmente também. Então continue fazendo tudo que faria normalmente durante outros dias”, explica ela.
Com a virada de ano, vem os desejos de mudanças e um deles é em relação à adotar uma alimentação mais saudável e à prática de exercícios físicos. Segundo a nutricionista, ter um físico legal é uma das principais queixas, mas construir um estilo de vida faz essa meta se perdurar por anos e com mil outros benefícios.
“Introduzir hábitos saudáveis é um processo e a cobrança mais te atrapalhará que ajudará (disse cobrança, não auto responsabilidade, beleza?). Construa suas metas com os pés no chão e adaptada para sua realidade, você não precisa começar sendo uma atleta, ir aos poucos é essencial para o seu corpo e mente se adaptarem ao seu novo “eu”.
Por exemplo, é sedentário e quer começar treinando uma hora nos sete dias da semana? Troque por começar com 30 minutos três dias da semana, que já é uma atitude, aumentar para 40 minutos, é um progresso e estar feliz e satisfeito com sua dedicação é plenitude”, sugere Maria Clara, completando que “apesar de todas essas dicas, nem sempre conseguimos fazer tudo certinho, mas amanhã é um novo dia e você pode tentar de novo, sem se culpar por isso. As festas de fim de ano, além dos comes e bebes são recheadas de família, significados, amor, união, brincadeiras e companhia de quem a gente ama, então faça o que te fizer mais feliz. E, coma nesses dias, com moderação e consciência.”
Deixe o seu comentário